Nem só de história e antiguidade vive Montevidéu. A capital do Uruguai também tem sua parte moderna, bem planejada, com praia (formada pelo Rio de La Prata) e parques bem arborizados. Como você já conheceu o "essencial" da cidade no primeiro dia, reserve o segundo dia para curtir a parte mais rica de Montevidéu, onde estão os badalados bairro de Palermo, Punta Carretas e Pocitos. Falei deles e coloquei fotos no primeiro post, lembram?
Pois bem, comece o dia com um passeio no Parque Rodó, o mais popular da cidade e um programa ideal para todas as idades. O parque, criado em 1896, tem mais de 40 hectares de muito verde, fontes, monumentos e um lindo lago artificial. Um lugar ideal para relaxar, curtir a natureza, caminhar, andar de pedalinho e aproveitar os dias ensolarados, sejam eles frios ou quentes. Atividades para crianças não faltam, tem até um biblioteca infantil bem especial: dentro de um castelinho! Aos domingos, o parque também recebe uma feirinha de artesanato, doces e várias outras coisas.
(Foto: internet)
Parque Rodó: para esquecer todo o estresse |
Saindo de lá, você já pode pegar a direção à orla e ir curtido as Ramblas de Montevidéu, que nada mais é que o calçadão. As "Ramblas" levam diferentes nomes e servem para localização (como a orla do Rio de Janeiro, que nos localizados pelos "postos"), como a Rambla Pres.Wilson, Rambla Republica del Peru, Rambla Republica del Chile, etc. Todas muito bem arquitetadas, conservadas e limpas. Chega dá gosto de ver! Nessa região também tem shoppings, lojas de grife, docerias e livrarias. É só escolher o que mais se afina com seu "perfil de turista". =)
Andando pela orla, não se assuste se vir um castelo. Ele destoa da "paisagem de litoral" espremido entre os prédios. É o Castelo Pittamiglio, construído na década de 20, que hoje abriga um Centro Cultural. Mas, só sua estrutura misteriosa já vale o passeio, que é uma ótima opção para acabar o dia: as visitas guiadas são às terças, quintas, sábado e domingo, sempre às 17h30 (em julho, as visitas acontecem todo dia, a partir das 15h).
(Foto: Martín Atme / montevideo.gub.uy)
(Foto: Martín Atme / montevideo.gub.uy)
Alguma das várias Ramblas de Montevidéu |
(Foto: Daniel França)
(Foto: Sabrina Medeiros)
O estranho castelo que chama atenção na orla |
#Ficaadica: No térreo do Castelo funciona o chiquerrérimo restaurante museu MonteCristo. Uma boa pedida para um jantar especial e super original. O cardápio é super refinado, de peixes a Foie Gras.
No terceiro dia, você pode deixar para conhecer tranquilamente o Parque do Prado, localizado no bairro de mesmo nome. Lá estão abrigados o Jardim Botânico de Montevidéu e o romântico Rosedal, espaço do parque onde estão plantadas centenas de rosas diferentes. Dá para passar horas apreciando a beleza desse lugar.
(Foto: Martín Atme / montevideo.gub.uy)
O romântico Rosedal |
Parque del Prado |
(Foto: Martín Atme / montevideo.gub.uy)
Esculturas no Parque del Prado |
Quem se interessa por arte, pode ir andando para o Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel Blanes, ali perto. Mas, se você gosta mesmo é de futebol, a boa é correr para Museu do Futebol e o Estádio Centenário, que ficam no Parque Battle, no Centro. Os admiradores do esporte, dizem que vale a visita.
E agora, vocês acham que vale a pena visitar Montevidéu ?
Nenhum comentário :
Postar um comentário