12 de junho de 2012

#SãoJoãoDaParaíba: se você não viu, vá ver que coisa boa

Mochilera Ju

As noites no Parque do Povo já valem a visita a Campina Grande no mês de junho, com certeza! Mas a cidade leva o São João a sério e tem muito mais a oferecer aos turistas. Não dá pra deixar de fora algumas paradas obrigatórias:

Villa Forró

Foto: Google Images
É no forró da Villa que você vai gestar sandália esse ano?

A Villa é uma casa de shows dedicada, como o próprio nome diz, a eventos de forró. Durante o São João, a programação é sempre de shows de peso de bandas que estão fazendo sucesso no momento. Se você gosta do chamado 'forró eletrônico', é o lugar para você. A programação desse ano traz Zezé e Luciano e Garota safada, por exemplo.

Spazzio
Foto: Google Images
Ou será que vai ser no sertanejo do Spazzio que você vai dançar até não poder mais?

Outro espaço para shows pagos, o Spazzio é maior que a Villa e tem um público mais geral. Esse ano traz Bruno e Marrone e Victor e Léo para agitar as noites de São João. A programação tanto do Spazzio quanto da Villa Forró começa e termina relativamente cedo e é comum sair de lá para fechar a noite no Parque do Povo, nos shows gratuitos, bares e restaurantes por lá.

Salão de Artesanato da Paraíba

Foto: Google Images
No Salão do Artesanato você pode encontrar o souvenir perfeito e contar tudo pra a gente depois no #LoucosPorSouvenir!

Todos os anos o Salão de Artesanato reúne o trabalho de milhares de artesões do estado para uma feira que mostra o melhor que a Paraíba tem pra mostrar. É um ótimo lugar para encontrar souvenirs, comidas típicas, roupas de algodão naturalmente colorido, penducarilhos, brinquedos tradicionais e arte regional. Sério, não perca, é muito legal. Esse ano o Salão abre as portas entre 10 e 30 de junho, na Av. Prefeito Severino Bezerra de Cabral (a famosa Av. Brasília), 510, Catolé.


Vila do Artesão
Foto: Google Images
Na Vila do Artesão tem de tudo, inclusive calçados de couro


A Vila do Artesão tem um proposta semelhante à do Salão, mas é uma ação permanente: está aberto o ano inteiro. Os artesãos têm um espaço específico e estão sempre por lá vendendo suas peças. E tem de tudo: de peças em couro a panos de prato. Tem sempre um forrozinho gostoso tocando e também vale a visita. Fica na R. Aristides Lobo, próximo à fábrica da São Braz, no bairro do São José.


Sítio São João
Foto: Google Images
A mercearia do Sítio São João tem de tudo, mas só faz fiado a caba safado, corno e ladrão.

Visitar o Sítio São João é mergulhar numa vila de interior no século passado (e, de acordo com minha mãe, é mesmo igualzinho). Dá pra conhecer a réplica de uma casa de farinha, completa com a mandioca, os maquinário que funciona a tração animal e, é claro, a farinha. O Sítio também tem uma bodega, uma pharmácia (sim, com PH), a própria rádio-difusora, uma mercearia completa com os produtos típicos e ainda uma casa de pau-a-pique perfeita até os mínimos detalhes. Aliás, tem ainda mais coisas, mas é melhor conferir você mesmo  ou visitar o site oficial. Fora o Parque do Povo, na minha opinião esse é o lugar indispensável para se conhecer.
O Sítio costumava ser uma atração junina dentro do Parque do Povo, mas agora tem exibição permanente na R. Manoel Tavares, próximo ao Senac, no Alto Branco.

Quem conhece Campina vai notar que eu não falei do Expresso Forrozeiro. É que, para falar do trem, tenho que falar de Galante. No próximo post, tem Galante e outras festas do interior do ponto de vista de forrozeiros especialistas. Até amanhã!

Nenhum comentário :

Postar um comentário