(Porsche Brosseau/Flickr/CC)
Conversamos com o fotógrafo Ivan Alecrim, do Instituto Candela (parceirão da gente). Ele vai passar algumas dicas preciosas que vão ajudar as mochileiras a tirarem boas fotos sem perder os melhores momentos da sua viagem.
Saber qual tipo de câmera levar para a viagem é uma dúvida de muitos. Então, o que dizer para os viajantes?
A melhor câmera que podem levar para uma viagem é a que estão acostumados a fotografar, dando preferência às menores ou carregar pouco equipamento. Dar fé de todas as suas lentes e flash pode ser uma complicação bem ruim durante seus passeios. É importante ter uma mochila boa para carregar esse equipamento. Não recomendo as que são próprias para eles, porque são muito “bandeirosas”.
Quais os cuidados recomendados para administrar e não perder tantas fotos tiradas?
O domínio do seu equipamento é importante. Se você tem alguma dúvida de como operar ele, entra no Google e pesquisa os recursos que ele tem. É importante experimentar o equipamento inteiro. Você pode perder grandes imagens por ter medo de “bulir” na câmera. Acredite, não vai quebrar se você explorar o menu dela.
É legal também estabelecer alguns objetivos. Sair fotografando loucamente não vai ajudar muito. Nem você vai ter imagens fantásticas, nem vai curtir sua viagem. Entenda onde está, qual o significado dos lugares, dos objetos, das pessoas que passam ali. Pesquisar o lugar antes de tirar suas fotos é sempre bom.
(Ivan Alecrim)
Quais os cuidados que os mochileiros devem ter com as máquinas nas viagens?
É importante sempre ter as baterias carregadas (parece óbvio, mas você vai cair nessa casca de banana) e ter baterias reserva. É bom ter mais de um cartão de memória e levar algum computador para descarregar as imagens. Evite deixar as fotos dentro do cartão. Ele pode "dar um pau" e matar você do coração porque perdeu todas as fotos. Caso não queira viajar com um computador, leve um leitor de cartão e na cidade que estiver procure algum computador que possa usar para colocar suas imagens em algum HD virtual que tenha. O Dropbox é uma ótima alternativa.
Para os que usam filmes, leve material suficiente para sua viagem. Evite deixar para comprar filmes onde estiver. Sabe lá se você vai encontrar. Não caia no conto de que o raio-x do aeroporto vai queimar seus filmes. Pode ficar certo que ele não vai estragar nada. Lembre-se de ficar sempre atento ao seu equipamento. Quando colocar na mochila, guarde em algum bolso interno para evitar que "o dono" abra sem você notar e leve seu equipamento. Guardadinho dentro de um lugar com ziper vai dificultar muito.
Que tipo de acessórios básicos (que não ocupem muito espaço na mala) recomenda para tirar boas fotos na viagem?
Eu evito levar acessórios. Quanto mais coisa para carregar pior.
Nenhum comentário :
Postar um comentário