11 de julho de 2012

Montevidéu - parte 2

Mochilera Sabri

Andar em Montevidéu é bem fácil. Isso porque a cidade é pequena, plana e maior parte dos pontos turísticos estão concentrados na Ciudad Vieja, no centro da cidade. Assim, dá para explorar essa região a pé, sem pressa. Aí vai a sugestão de roteiro para seu primeiro dia lá:

Inicie pela Avenida 18 de julho, a principal via do centro. Lá o comércio é forte e há lojas de todos os tipos e para todos os gostos (e bolsos!). A avenida é  bem larga e em algumas esquinas encontramos praças charmosas e bem cuidadas como a Plaza Fabini, que é linda!


(Foto: skyscrapercity.com)
A Avenida 18 de julho, no centro de Montevidéu

(Foto: panoramio.com)
Plaza Fabini, uma das surpresas que encontramos andando pela avenida

Caminhando sempre em frente você chegará ao Palacio Salvo, edifício do período colonial que virou cartão postal de Montevidéu. Com certeza, você o reconhecerá assim que o vir. Construído em 1922, o Palacio é imponente e tem uma arquitetura bem diferente de tudo que já vi, com uma torre rica em detalhes que parece se equilibrar naquele conjunto.  Emoldurado por palmeiras típicas da região, o antigo edifício pode ser apreciado e fotografado por vários ângulos diferentes a partir da Plaza da Independencia. É lá também onde fica o prédio da Presidencia da Republica do Uruguai, este já moderno, todo em vidro.

                                                                                      (Foto: Sabrina Medeiros)
O impressionante Palacio Salvo
Na Plaza da Independencia está a Estatua em homenagem ao José Gervasio Artigas, que lutou pela independência do Uruguai. Debaixo dela, é possível visitar o Mausoléu de Artigas, onde estão os restos do coronel, vigiados 24h por dois soldados em silêncio. É interessante observar o respeito, segurança e cuidado que se tem como o local. Saindo de lá, atravesse a Puerta de la Ciudadela, um pedaço do que restou do muro que rodeava a cidade.

#Ficaadica1 : Todos os domingos, no bairro Cordón, bem pertinho da Plaza da Independencia, tem a famosa feira Tristán Narvaja, onde se pode encontrar de antiguidades, pinturas, trecos diversos, frutas variadas e até animais para vender. A feira é enorme e pega vários quarteirões. Turistas de toda parte e nativos se encontram por lá. Não percam!

Atravessando a "puerta" você vai encontrar várias praças, a Catedral de Montevideo, vários imóveis históricos, restaurantes e lojinhas. A Plaza Constitución é linda e tinha uma ótima feirinha de antiguidades, onde comprei várias coisinhas para minha futura casa. =)

(Foto: Sabrina Medeiros)
A histórica Puerta del Ciudadela
Eu e Dani na romântica Plaza da Constitución
(Foto: Sabrina Medeiros)
A feirinha de antiguidades: preços bem atrativos
As opções de restaurantes por aí são variadas, mas não deixe de almoçar no Mercado del Puerto (já falei dele aqui ), que concentra o que há de melhor na culinária uruguaia. O mercado é pequeno, mas super bem cuidado e dá para se ver que totalmente voltado para o turismo. O ambiente é super agradável, a gastronomia saborosíssima e o atendimento é impecável. 

À tarde, faça o caminho de volta desfrutando da paisagem e finalize o dia com uma visita guiada ao Teatro Solís, um dos mais antigos da América do Sul. As últimas acontecem sempre às 16h e, toda quarta-feira, as visitas guiadas em espanhol são gratuitas.

                                                                                         (Foto: Sabrina Medeiros)
Um dos restaurantes do agradável Mercado del Puerto
#Ficaadica2 : No final de tarde entrando pela noite, evite ficar nessa região. Como qualquer centro e zona portuária das cidades, não fica muito seguro à noite.

À noite você pode dá um pulo no El Pony Pisador, barzinho estilo Pub que reúne a turma jovem, tem boa música, bons drinks e petiscos deliciosos. O lugar já foi tema de post  aqui no blog (um dos mais acessados, por sinal). Voltando ao bar, há dois "Pony" em Montevidéu: um no centro e outro em Pocitos. Fui no de Pocitos e adorei, principalmente por ser numa rua agitada, onde há vários outros barzinhos que você pode ir parando, conhecendo e degustando a Patricia, cerveja local. Nada mal, hein?

Amanhã, continuamos nosso roteiro para um fim de semana prolongado de descobertas em Montevidéu. Até lá! xoxo


Nenhum comentário :

Postar um comentário