Eu pensava que chegar o mais próximo possível de animais selvagens só seria possível num safári na África do Sul. Mas, pude ter essa experiência bem mais perto: na Argentina. Na minha última viagem ao país dos hermanos, uma das minhas metas era conhecer o zoológico de Buenos Aires, já que da última vez não tinha tido tempo. Assim, antes mesmo de viajar, comecei a pesquisar para fazer meu roteiro na capital porteña quando descobri um outro zoo totalmente diferente, e fascinante! Vi as fotos do povo e custei a acreditar: lá você poderia entrar nas jaulas e tirar fotos com leões, tigres, ursos... Abandonei na hora a ideia de conhecer um zoo de Palermo para ir atrás daquele lugar onde eu poderia aflorar todo o meu lado Felícia (amo animais!) hihihi
Como uma boa mochileira, quis fazer tudo sozinha. Apesar de lá ainda procurar em agências e no hostel que fiquei em Buenos Aires sobre esse tour, o passeio sairia muito caro. Como já tinha o “caminho das pedras”, preferi demorar ir sem guias para o Zoo de Lujan, que está localizado na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de Buenos Aires.
#Ficaadica: Como disse acima, pesquisei bastante antes de ir, li opiniões, comentários e dicas para não me meter num perrengue. Não faça vá sozinho para algum lugar sem antes procurar saber tudo, ouvir alguém que foi antes e saber exatamente como ir e voltar e o pode encontrar por lá. Não se arrisque à toa!
COMO IR
Do Centro, pegue a Linha D do metro (verde - ARG$ 2,50) e desça na Estação Plaza Itália, na Av. Sarmiento (mesma avenida onde está localizado o zoo da cidade), em Palermo. Lá, vai ter uma bilheteria onde você pode comprar as passagens de ônibus para o município de Lujan. Agora, atenção para não se confundir! Nesta mesma bilheteria se compra a passagem para outro Zoo, o Temaikén, que fica para outro lado da cidade, no município de Escobar (falamos dele em outro post).
Para o Zoo de Lujan, o ônibus é o de nº 57. A passagem custa ARG$ 40,00 (cerca de R$16,00) e a viagem dura mais ou menos umas 2h para percorrer 76,8km). Compre já no local as passagens já de ida e volta para não ter nenhum problem de distância da capital. Confira os horários que o ônibus passa e o último que volta, evitando perdê-lo e ter que dormir por lá.
Sendo sincera, no caminho não tem nada o que se ver. O ônibus segue pela periferia de Buenos Aires e umas cidades bem pobres, parando bastante. O motivo é que este não é um bus de turismo, é um ônibus de linha que vai para a cidade de Lujan e, como qualquer um desses, é um pinga pinga danado e chega a lotar de gente. Por isso, vá cedo!
#Ficaadica 2 - O trajeto, não vou negar, é meio trash. Pra quem tem frescuras, não recomendo! É melhor comprar o passeio numa agência de viagens e ir num ônibus confortável de turismo. E, tenho certeza que eles pegam outro caminho para não passar pela periferia. Prefira comprar o passeio ainda no Brasil, pois vai sair mais barato.
Ao subir, peça ao motorista para avisar a descida do Zoo de Lujan e lembre a ele isso algum tempo depois (o da gente esqueceu). A descida é o momento mais “emocionante” da viagem: você desce em plena BR, sem nenhuma parada nem nada, e segue as placas para atravessar a estrada e chegar ao local. Hahahaha Calma, a “aventura” vale a pena.
O ZOO
A primeira impressão é de um rancho abandonado no meio do nada, mas os sons já avisam que você chegou ao lugar certo. Na entrada um instrutor explica como funciona o parque e já te convida para o primeiro dos muitos momentos especiais que você vai ter ali dentro: pegar nos filhotes dos leões!! Aiiii genteee!! Que coisa linda! Fui logo entrando na primeira jaula sem medo, com vontade de apertar aqueles bebês todinhos.
Posso apertar? |
Mas, calma aí! Temos que lembrar que, apesar de fofos, aqueles são animais selvagens! O instrutor ponderou meu euforia e me passou algumas instruções de como agir (pegar sempre pela barriga), o que não fazer (apertar, assustar, pegá-lo por trás) e só carregá-lo quando o treinador estiver por perto e sinalizar que pode. Fiquei encantada! Por alguns minutos esqueci que se tratavam de leões e quis entrar na brincadeira deles. :) Assusta um pouco quando você se dá conta que tá preso numa jaula com vários deles. Mesmo com três ou quatro meses, a patinha do bichinho pode fazer um estrago grande. E os dentes então....
Eu desobedecendo a regra de não alisar o bichinho por trás.... |
Coisa mais gostosa! :) |
O que mais me chamou atenção foram os cachorrinhos que ficam dentro das jaulas brincando com os filhotes. Tãooo lindos! Depois, quando os filhotes crescem mais, o treinadores separam porque as brincadeiras dos pequenos podem até matar os vira-latas.
ATRAÇÕES
Ao comprar o ticket, você recebe o mapa completo do Zoo de Lujan e é só escolher a experiência que mais lhe agradar: fazer o urso pegar o doce na sua boca, dar leite aos filhotes de leão, tirar foto abraçado no tigre, alimentar e subir no elefante, andar de dromedrário, além de encontrar diferentes bichos por toda a parte, soltos. São muitas emoções!
Muito verde, alguns lagos e tranquilidade |
Os bichos são criados assim: juntos e soltos |
E Felícia atacando de novo: essa adorou meu cafuné |
Lá dentro também tem uma lanchonete, um parquinho, grandes espaços para passar o dia inteiro curtindo aquele clima rural. É um passeio perfeito para fazer com crianças! Ah, e se você esqueceu a câmera, não se preocupe. Tem um stand lá com fotógrafos profissionais que tiram suas fotos com os bichinhos e vendem por cerca de R$15.
Como cheguei tarde, não deu para fazer tudo (repito: chegue cedo!!) e fui praticamente expulsa às 18h, quando fechava o parque (só tinha eu e meu namorado) haahaha. O urso já tava dormindo quando fui procurá-lo e o tigre... bem, o tigre era tão grande, soltava um ruído tão alto e tinha uma cabeça tão enorme que...topei NÃO entrar na jaula. Ainda mais quanto o funcionário disse que eles tavam fazendo aquele barulho porque era a hora deles irem comer e descansar (era final de tarde). Tô fora!! Preferi continuar viva! Ahahahahaha
O casal de elefantes adultos veio da África |
Com o tigre, preferi ter uma experiência mais respeitosa |
Uiiii, que medo!!! Todo mundo ri da minha cara nessa foto! Mas, depois que o instrutor disse que esse "abraço" de trombas pode jogar a pessoa longe, fiquei apavorada...hahaha |
Mesmo com medo dos bichos adultos, ouvi uma coisa interessante do instrutor: "nunca aconteceu um acidente com um turista aqui". Ele disse ainda que eles se preocupam mais com os filhotes, pois como ainda não são adestrados, podem machucar. Por isso, as regras. E eu querendo abraçar....
Se não quiser voltar para Buenos Aires, a opção pode ser dormir lá mesmo. Sim! O Zoo de Lujan oferece a opção de camping e alojamentos. Eles disseram que quem opta pelos quartos (desculpem, esqueci o preço) ainda tem a oportunidade de receber a visita de um leãozinho por lá. E aí, você encararia?
Se não quiser voltar para Buenos Aires, a opção pode ser dormir lá mesmo. Sim! O Zoo de Lujan oferece a opção de camping e alojamentos. Eles disseram que quem opta pelos quartos (desculpem, esqueci o preço) ainda tem a oportunidade de receber a visita de um leãozinho por lá. E aí, você encararia?
Serviço:
Zoo de Lujan
Preço: Menores de 2 años : Grátis
Crianças de 2 a 11 anos: ARG$ 40,00Maiores de 12 anos: ARG$ 50,00
Adultos estrangeiros: ARG$100,00
Adultos estrangeiros: ARG$100,00
Site: http://www.zoolujan.com/
Passeio para passar o dia todo!!
ResponderExcluir