6 de fevereiro de 2012

#Ficaadica: o doce travesseiro

Mochilera Sabri


Se tem uma coisa de Portugal que não esqueço - além das lindas paisagens - são os doces. Ai ai,basta sair caminhando que encontramos em toda esquina uma padaria recheada de delícias e com vitrines de dar água na boca! Quando viajo, costumo inclusive exagerar na "prova dos quitutes locais" e passo o dia comendo SÓ as sobremesas, por exemplo.

Em Lisboa, me entupi de pastel de Nata, queijadas, camafeu, cavacas, bomba de chocolate...hummmmmm (só um de ovos que não curti muito). Antes mesmo de viajar, quando planejava meu roteiro por Portugal incluindo a cidade de Sintra, observei que falavam muito de um tal de "travesseiro" e então descobri que naquela cidade de contos de fada (já falei dela aqui), travesseiro não era para dormir e sim para comer, dando nome a um doce típico da região.



                                                                                                    (foto: internet)
Travesseiro português, um folhado doce que acaba qualquer dieta

Nada mal com um café, hein?

A delícia é uma massa folhada, recheada com doce de ovos, amêndoas e polvilhado de açúcar. Confessa: deu água na boca!? Para encontrá-lo não é preciso procurar muito. Em Sintra tem várias pastelarias pequeninas que vendem o doce. Mas, se quiser comer o melhor deles (como todo mundo que vai a Lisboa quer ir comer pastel de nata em Belém), a pedida é ir na tradicional pastelaria Piriquita , que desde 1926 - somente! - vem fabricando delícias. É parada obrigadatória na cidade não só pelos doces, mas pelo lugar, que pelo tempo virou um dos atrativos turísticos de Sintra.

Em Lisboa, a gente encontra o travesseiro em algumas pastelarias também, mas não é tão gostoso quanto os doces sintrenses, como eles mesmo chamam. Mais uma razão para dar uma esticada até Sintra quando passar por Portugal, hein?  #Ficaadica


(foto: internet)
Fachada da doçaria Piriquita, em Sintra



(foto: internet)

Nenhum comentário :

Postar um comentário