Madri, Espanha - Quem assistiu, nesse fim de semana, o Jornal Nacional pôde conferir a “setorista papal” da Globo, Ilze Scamparini, falando da passagem de Bento 16 por Madri, a capital espanhola, que reuniu quase dois milhões de pessoas em vigília. Pois bem, logo no início da reportagem a jornalista fala de uma missa que o papa celebrou para 5 mil seminaristas na catedral madrilenha, chamada Santa María la Real de la Almudena de Madrid. É dela que, na verdade, quero falar. Uma charmosa igreja que conquista qualquer visitante que passa por ela.
(Crédito: Larissa Freitas)
Foi aqui que Bento 16 rezou para 5 mil seminaristas |
Então, a Catedral de la Almudena começou a ser construída em 1879. As obras só foram concluídas em 1993. O edifício tem uma mescla de estilo: neogótico com uma fachada neoclássica. Bom, não entendo muito desse assunto, mas acredito que a catedral tenha esses dois estilos devido ao intervalo de um século depois para finalizar sua construção. A sua entrada principal fica de frente ao Palácio Real e a vendo desse ângulo não se tem ideia da sua grandiosa dimensão. Impressionada mesmo fiquei quando comecei a andar pela lateral e entrei por uma das portas secundárias, que eram gigantes e todas talhadas em alto relevo, de cima a baixo, com imagens de celebrações religiosas. Tudo PERFEITAMENTE incrível.
Ah, lá dentro fiquei de boca aberta com o seu tamanho. Nela, você encontra uma linda imagem da virgem da Almudena do século 16. Também é na catedral onde acontecem importantes eventos religiosos, como o casamento do futuro rei da Espanha, o príncipe Felipe, em 2004. Só vendo nosso álbum de Madri – Espanha lá no Flickr para se ter ideia, pois não tem graça ficar só falando. Mais do que recomendo a visita à catedral, principalmente porque a entrada é gratuita e está aberta todos os dias para os turistas rezarem, admirarem e fotografar cada detalhe da sua beleza.
(Crédito: Rafaela Aguiar)
Charmosa, catedral chama atenção dos turistas |
Para os religiosos, do lado da catedral, tem o Museo de la Catedral de la Almudena, onde estão objetos sacros e a explicação sobre um ritual litúrgico católico. Bom, eu não cheguei a entrar, já que, para isso, é necessário pagar. Então, fica a critério do turista!
Igrejas são sempre lugares lindos de se visitar, especialmente essas mais históricas, né? Mesmo que o turista não seja religioso, são lugares com um ambiente único. A Espanha tem outras igrejas lindas que nem a Catedral, meninas?
ResponderExcluirNossa, Ju! O que mais tem na Espanha, e na Europa inteira, são igrejas! Cada uma mais linda que a outra. A mesquita catedral de Córdoba, no Sul da Espanha é um dos lugares mais lindos que entrei. Me cobrem um post!
ResponderExcluir