19 de maio de 2011

Chivito, ceviche, lomito e empanada: delícias da América do Sul

Mochilera Sabrina

Um dos pontos fortes de viajar para os países da América do Sul é provar da gastronomia, que carrega pitadas da culinária espanhola e de riquezas naturais dessa região. É possível comer bem de Norte ao Sul sem gastar muito e sem precisar recorrer à redes de fast food para pedir a refeição pelo número.

Peixes, milho, pimenta, condimentos, ovos, massa, leite, frango, carne e legumes são alguns dos itens que incrementam o prato. No Uruguai, por exemplo, o filé com fritas deles (ou seja, o básico) chama-se Chivito. É possível encontrar em qualquer lugar e de vários tipos. Nas pesquisas que fiz antes de visitar Montevidéu, li muito sobre essa “iguaria” e foi a primeira coisa que procurei quando coloquei os pés na primeira cidade uruguaia. Confesso que me decepcionei um pouco. Não é que seja ruim, mas é tão simples que frustra aqueles que – como eu – gostam de provar sabores diferentes. O que pedi era de carne, feito com generoso bife coberto de presunto, queijo, ovos, salada e uma crocante porção de batata frita. Lá, eles comem isso de entrada, antes do prato principal. Mas, a porção é tão grande que não agüentei pedir outra coisa não.


(Crédito: Arquivo pessoal)
Chivito de carne, para começar os trabalhos no Uruguai

Enquanto isso, em Buenos Aires as empanadas estão por toda a parte. Qualquer padaria, vendinha, ou até mesmo na rua você encontra o salgado com diversas opções de recheio. Saída direto do forno a lenha, numa massa fininha e leve, pode vir recheada de carne, frango, espinafre, queijos, salames, tomates, etc. Nos outros países da América do Sul as empanadas também são comuns. Mas, em cada lugar há uma pitadinha de diferença, fazendo com que fique "a cara" do país.


(Crédito: clickargentina.com)
Empanadas são mais comuns que o tango na Argentina

No Chile, a base das comidas quase sempre leva milho. O abacate e a maionese também estão presentes em muitos pratos. Até o Burger King incrementou uma das suas ofertas, colocando recheio de abacate. A Mac deve fazer o mesmo... Mas, em terra que tem lomito, deve-se esquecer os sanduíches das famosas redes de fast food. Suculento e farto, a versão completa do lomito leva quase meio quilo de carne de porco assada e macia, que serve de recheio para um grande pão bola, com muito tomate, molho americano, abacate, chucrute e maionese e às vezes ovo. Tem também o Lomito versão italiana, que leva tomate, maionese e abacate - as cores da bandeira italiana! E por falar na Itália, há outro sanduíche delícia de lá que leva o nome do país: o Italiano: um hot dog diferente, que no lugar da mostarda põe-se acabate, molho de tomate e maionese. Hummm, que delícia!


(Crédito: unblog.cl)
O poderoso lomito. E você achava o Laça Burguer grande, hein?

(Crédito: thisischile.cl)
Italiano: um hot dog que só leva a Itália nas cores


Já no Peru, a gastronomia surpreende seu paladar. Como ir às cidades peruanas e não provar um Ceviche?? Receita leve, feita com tiras de peixe branco cru, marinado no limão. Há também versões de camarão, polvo ou mariscos. Apesar de não estar cozido (ou apenas pré-cozido), o gosto não se parece com o do sushi/sashimi. O Ceviche tem sabor cítrico e marcante. Em Lima, a receita mais tradicional leva ají (tipo de pimenta), camote (semelhante à batata doce), choclo (milho com grandes grãos) e cancha (milho torrado). O resultado é um sabor aguçado e delicioso, difícil de esquecer.


O Ceviche é um prato comum como entrada 

Além dessas maravilhas, você provou/conhece alguma outra delícia diferente desses países? E no Equador, Bolívia, Colômbia, quem pode dizer qual a comida é a cara de lá?

Contem pra gente!!

2 comentários :

  1. Rafa, e tu experimentou essa comida com abacate do Chile?? Que mistureba! Gostei não

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... Essa dai não, mas degustei outras comidinhas peruanas deliciosas. Em breve, conto quais foram para vocês!
    =*

    ResponderExcluir