14 de abril de 2015

O que meu PE tem: Um bom café e delícias nordestinas

Entre um passeio e outro da viagem, tomar um reforçado café da manhã ou fazer uma pausa para o lanche no meio da tarde é primordial para recarregar as energias e seguir com o roteiro. É nesse momento que esquecemos o regime para degustar algumas delícias locais, até porque viajar também significa explorar a gastronomia do destino escolhido. Se você está por Pernambuco e é fanática por café, tem parada obrigatória pelas Coffe Shops São Braz que estão espalhadas, principalmente, pela capital (Recife). As cafeterias são franquias de uma das mais tradicionais marcas de café do Nordeste.

(Paola Amorim/São Braz)


Algumas podem até não conhecer bem a São Braz ou apenas ouviu falar, isso porque a marca não atende todo o território nacional. Mas contamos que ela está entre as seis principais torrefações brasileiras e atende o mercado desde a década de 1950, com uma unidade fabril em Cabedelo (PB). A marca possui uma linha com oito blends (mistura de diferentes tipos de grãos) para atender os mais variados paladares.

As franquias da São Braz, que funcionam desde a década de 1980, estão localizadas não só em Pernambuco, mas também na Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. No total, são 38 e estão mais concentradas na capital pernambucana. Algumas funcionam em shoppings e outras estão pelas ruas mesmo. Para descobrir onde encontrar uma delas, recomendamos que você dê uma passada no site da marca.

(Rafaela Aguiar)

O ambiente das cafeterias são bem estilosos e modernos, com um toque da cultura local, claro. Ideal para você também levar o seu notebook, tablet ou smartphone e passar um tempo conectada com a wi-fi do lugar. Também é um point bem cool entre os frequentadores locais, onde muitos se reúnem para tomar um café depois do almoço durante a semana ou encontrar os amigos aos domingos.

Agora, hora de fazer o pedido!

Escolher o que pedir entre as 50 opções que existem no cardápio é uma tortura. São cafés espressos, cortados, cappuccinos... Sabemos que o Nordeste é uma região quente, então, para refrescar, também tem os cafés gelados, como o frapê (sorvete de baunilha, café, chantilly, xarope de chocolate e granulado) e o Nêga Maluca (sorvetes de café e chocolate, leite e chantilly).

Para acompanhar, você ainda pode pedir um dos quitutes regionais que são de lamber os dedos: cuscuz com leite, queijo coalho ou carne de sol; munguzá; canjica; pamonha; tapiocas (destaque para a tradicional de queijo e Romeu e Julieta); tortas salgadas e doces (principalmente alemã e de café)...

(Imagens: Paloma Amorim/São Braz | Rafaela Aguiar)
Cuscuz com queijo coalho
Nêga Maluca e torta alemã

Nenhum comentário :

Postar um comentário