(Visit Brasil/Flickr)
Gramado |
Uma das nossas hipóteses é justamente o fato da popularidade. Viajar está cada vez mais acessível, ou seja, promoções de passagens, pacotes de viagens bem mais baratos, valores divididos em dezenas de parcelas... Então, qual seria o primeiro destino brasileiro escolhido? Rio de Janeiro!
Falam tanto que essa cidade é maravilhosa que desperta a curiosidade de qualquer viajante, o que seria normal. E isso consequentemente ativa a conhecida lei da oferta e da demanda. Quando o mercado está aquecido, é comum que os preços aumentem.
Então, se a maioria já foi e a grana está curta, o próximo destino será provavelmente outro. Faz sentido, porque, uma vez que você viaja, vai querer sentir sempre essa sensação de explorar algo novo. É obvio que os turistas não cansaram do clima praieiro carioca, mas capaz que desejam ver algo diferente ou até mesmo economizar.
Gramado, por exemplo, apresenta um perfil turístico diferente de muitas outras cidades brasileiras. Tem um Festival de Cinema, deliciosas comidas típicas da região (churrasco e chimarrão), muitas belezas naturais, chocolate artesanal, um friozinho gostoso no inverno e um estilo de vida herdado por imigrantes europeus.
Preferidos latinos
A pesquisa ainda fez um ranking com os destinos da América do Sul. O resultado dessa não nos surpreendeu, pois era esperado que Buenos Aires (Argentina) seria escolhida como a melhor. Basta você andar pelas ruas da cidade para escutar o português ou qualquer outro idioma misturado com o porteño dos locais.
A Argentina ainda tem outras duas cidades selecionadas como as melhores: Bariloche e Mendonza. Explicação? Repetimos a mesma primeira hipótese que comentamos anteriormente sobre o Rio de Janeiro. Atualmente, existem uma maior oferta e diversidade de voos entre Brasil e Argentina e, consequentemente, pacotes de viagens tentadores.
Além disso, tem o câmbio. O peso argentino tem desvalorizado muito em relação às outras moedas, principalmente em relação ao dólar. Uma festa econômica generalizada para muitos turistas. Mas também não seria estranho que Buenos Aires perca o posto para outra cidade da América do Sul em alguma outra ocasião.
Nenhum comentário :
Postar um comentário