25 de março de 2015

Como viajar de avião com animais de estimação nas férias

Procurando por um companheiro de viagem divertido, fiel e disposto a explorar o desconhecido? Olhe ao seu lado que, com certeza, você vai encontrá-lo pronto para embarcar com você nas próximas férias. Estamos falando do seu querido cãozinho. Assim como nós, ele também merece um devido descanso e se sentir livre. Embarcar com o seu cachorro (ou gato) não é um bicho de sete cabeças, pois tem até empresas aéreas que permitem ele viajar com você na cabine. Basta seguir algumas regras.

(SplitShire/Pixabay)
viajar cachorro férias avião

Primeiro, vamos começar pela regra geral que é seguida por todas as companhias aéreas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), os animais domésticos devem ser acomodados limpos e sem odor desagradável em um kennel (caixa de transporte que são compradas em pet-shops).

Além disso, eles devem estar com as vacinas em dia e ter um atestado de saúde específico para a viagem. Sobre o seu transporte, você deve consultar a companhia aérea, pois cada uma tem regras específicas sobre porte e raça do animal, assim como a cobrança de alguma taxa.

Como toda viagem planejada, essa não será muito diferente das outras. Por isso, é preciso apenas estar atenta a alguns detalhes específicos: reservar a passagem com antecedência, pois estará sujeita a confirmação; verificar hospedagens que aceitem animais de estimação; organizar um roteiro de acordo com o seu companheiro de viagem; e preparar uma mochila especial para ele.

Passaporte animal

Quer uma viagem menos burocrática? Você pode optar pelo Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Um procedimento bem viável se a sua ideia é viajar com frequência com o seu cãozinho (ou gato) pelo Brasil e, inclusive, pelos países do Mercosul, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

(Mariamichelle/Pixabay)
viajar cachorro férias avião
Organize roteiros de acordo com o seu companheiro de viagem

Com o passaporte, o seu animal deve estar com uma identificação eletrônica, ou seja, um microchip que é implantado nele com todas suas informações. O procedimento é feito pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que tem unidades nos aeroportos.

Viaje junto com ele

Estar separada do seu companheiro de viagem não é lá muito agradável. Dá um aperto no coração só de saber que ele ficará sozinho entre malas e pacotes por algumas horas. Se você optar viajar pela Gol Linhas Aéreas, é possível estar junto com seu cãozinho (ou gato). Acomodado em um kennel, o seu animal pode ser acomodado abaixo da poltrona.

A Gol contou para nós que todos os cães (e gatos) são aceitos, mas devem ter uma idade mínima de quatro meses e pesar até 10 kg (incluindo o kennel). Na hora de comprar a passagem, esqueça as saídas de emergências ou os assentos na primeira fila. A empresa não permite mais de um animal ou criança na mesma fileira.

Além de seguir as regras gerais que comentamos no início deste post, a empresa pede que você apresente o atestado de saúde do seu companheiro de viagem no embarque com no máximo 72 horas após a emissão e precisa ter validade de dez dias. Recomendamos que você consulte a Gol para mais informações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário