23 de fevereiro de 2015

Rio de Janeiro: Guia ajuda turistas a conhecer as favelas cariocas

Viver uma experiência diferente é uma das características que definem uma mochileira. E se for possível estar em contato com a comunidade de onde visita e saber um pouco mais da sua história e do seu cotidiano, melhor ainda. Procurando por um lugar assim? Dê uma passada pelo Rio de Janeiro e conheça as favelas cariocas. Agora, é possível visitar algumas com a ajuda do Guia de Bolso das Comunidades do Rio. Conversamos com o pessoal do Sebrae-RJ que deu detalhes da publicação que foi lançada por eles. Se Michael Jackson e Madonna já passaram por lá, por que não fazer uma visita?

(Reprodução/Divulgação)
favelas rio de janeiro guia turismo

Com o guia, é possível encontrar mapas da região, contatos de guias e condutores, o que ver, onde comer e se hospedar em cada uma delas, além de saber eventos e atividades programadas. Ao todo, são 9 comunidades: Chapéu da Mangueira e Babilônia; Morro dos Prazeres; Santa Marta; Morro dos Cabritos e Tabajaras; Turano; Salgueiro; Formiga. "Para 2015, está prevista a entrada de outras: Penha, Alemão e Rocinha", completa a analista do Sebrae-RJ Fabiana Xavier.

(Imagens: Reprodução/Divulgação)
favelas rio de janeiro guia turismo
favelas rio de janeiro guia turismo

Você vai encontrar curiosidades como a primeira cisterna usada pelos moradores do Chapéu Mangueira e Babilônia e detalhes sobre o jardim com plantas medicinais e aromáticas desenhado por paisagistas franceses e executado por moradores do Morro dos Prazeres. 

Ainda tem um dos principais atrativos da favela Santa Marta, o Espaço Michael Jackson, que foi construído onde o astro do pop gravou cenas do seu famoso videoclipe "They Don't Care About Us". O local tem uma estátua do artista e ainda recebeu a visita da rainha do pop Madonna.



A publicação, diga-se de passagem, está muito bem produzida e estruturada. Chega da gosto de folhear e desbravar cada comunidade. Ela é bilíngue (português e inglês) pela grande procura de estrangeiros de visitar as favelas cariocas e você pode conseguir a sua gratuitamente no site do projeto ou em alguns quiosques da RioTur. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário