1 de julho de 2014

5 destinos para as mochileiras amantes do chocolate

Você já viajou para algum lugar apenas por sua fama gastronômica? A gente sim e foi pensando nisso que preparamos esta lista especial para as mochileiras chocólatras, assim como nós. Os destinos são muitos, mas decidimos selecionar aqueles considerados como "os melhores" de acordo com o nosso seleto paladar. Só temos uma recomendação antes de continuar lendo este post: as cenas são fortes, por isso tenha alguma barra ou bombom de chocolate perto de você. E caso esteja de TPM, deixe para lê-lo depois. 

(Platus/Pixabay)

Espanha
Você pode não acreditar (ou a gente estar exagerando!), mas parece que esse é um dos países dos chocólatras. A relação que Espanha tem com o chocolate não é tão famosa como em outros lugares do mundo, mas ela é mais íntima do que você imagina. Comer churros com uma xícara de chocolate quentinho no café da manhã ou no lanche da tarde é bem comum em Madri. Fomos, provamos e recomendamos essa delícia. A parada obrigatória é na tradicional Chocolatería San Ginés, fundada em 1894. Ela está aberta todos os dias, varando a madrugada. Ideal repor as energias dos mochileiros que adoram uma balada ou daqueles que adoram uma gordice a qualquer hora do dia. 

Recarregue as energias com um bom churro com chocolate derretido

Se você acha isso pouco, em Barcelona tem o Museo del Chocolate. Nele, é possível conhecer a história do cacau e do chocolate desde suas origens na América do Sul até chegar em terras europeias. Além disso, você aprende os processos de fabricação dessa delícia em diferentes épocas, suas propriedades medicinais e afrodisíacas. Sim, as obras de arte são feitas a base de chocolate, inclusive o ticket de entrada.


Estados Unidos
Ir para Nova York no inverno e tomar um chocolate quente está na lista de pecados capitais dos chocólatras. Além disso, é uma tradição entre os novaiorquinos, principalmente depois daquela patinação divertida no gelo. Por isso, não deixe de passar na prestigiada Jacques Torres. Só para você ter uma ideia, o dono do estabelecimento de mesmo nome foi apelidado de Willy Wonka. São autênticos chocolates artesanais que você pode até experimentar, além do seu famoso chocolate quente.

Chocolate para todos os gostos em Nova York

Outro ótimo lugar para entrar no mundo chocólatra dos novaiorquinos é a Max Brenner. Lá, você não vai encontrar aquele chocolate quente ralinho, mas a desejada bebida bem espessa, cremosa e de levar qualquer amante dessa especiaria à loucura. É o lugar perfeito para os mochileiros que adoram provar sabores exóticos, como o chocolate quente com um toque de pimenta.   


México
Diz a história que os primeiros a usarem o chocolate foram os olmecas, da primeira civilização a habitar o México. O cacaueiro é uma planta nativa desse país, cujo nome científico é theobroma cacao, ou seja, alimento dos deuses. Suas sementes eram usadas para fazer o xocoatl, uma bebida maia amarga temperada com baunilha e pimenta que combatia o cansaço e era afrodisíaco, claro. 

Chocolate, o "alimento dos deuses" 

Oaxaca é destino prioritário de qualquer mochileiro chocólatra. Lá, além de uma linda região costeira, você vai encontrar chocolates artesanal, mole (uma famosa salsa do tempo colonial) e outras delícias gastronômicas. Não é à toa que é chamada de "a cidade do chocolate". Chegando em Oaxaca, não vá embora sem antes passar por La Soledad.


Suíça
Falar de chocolate e não mencionar da Suíça é um crime. A relação dessa delícia com país é bastante conhecida e bem íntima. Conta a história que foi lá, em 1875, que misturaram o chocolate com leite. Por isso, já cansamos de escutar a expressão "autêntico chocolate suíço". Não é para menos, pois é em Zurique que o consumo de chocolate por cidadão é um dos maiores do mundo. Além disso, grandes marcas, como Toblerone e Nestlé, têm suas bases operacionais no país. 

Pedaços do autêntico chocolate suíço

Também é em Zurique que você vai encontrar as butiques de chocolates mais glamourosas, que parecem galerias de arte. Aposte nas trufas de Sprungli que são de tirar o fôlego de qualquer chocólatra. Agora, vem a bomba: o Trem de Chocolate, que liga Montreaux a Broc. Ao estilo Belle Époque, o veículo de 1915 leva você a uma excursão de um dia pelas lindas paisagens suíças. O passeio termina em Broc, onde está a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé. 


Brasil
Pensou que esqueceríamos de acrescentar Gramado nesta lista? Claro que não! Essa cidade brasileira é conhecida nacional e internacionalmente pelo seu alto padrão de qualidade na produção de chocolates caseiros. Também fomos, provamos e recomendamos. São lojas e fábricas especialmente montadas para agradar os mais variados gostos. Não é à toa que você, na época da Páscoa, pode curtir a Chocofest com uma programação especial de atividades culturais e, óbvio, muito chocolate. Acrescente na sua programação um passeio pelas avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, pontos turísticos dos chocólatras de plantão. Dá o play no vídeo abaixo e se delicie com um dos chocolates mais gostosos de Gramado.



Nenhum comentário :

Postar um comentário