Você já viajou para algum lugar apenas por sua fama gastronômica? A gente sim e foi pensando nisso que preparamos esta lista especial para as mochileiras chocólatras, assim como nós. Os destinos são muitos, mas decidimos selecionar aqueles considerados como "os melhores" de acordo com o nosso seleto paladar. Só temos uma recomendação antes de continuar lendo este post: as cenas são fortes, por isso tenha alguma barra ou bombom de chocolate perto de você. E caso esteja de TPM, deixe para lê-lo depois.
Você pode não acreditar (ou a gente estar exagerando!), mas parece que esse é um dos países dos chocólatras. A relação que Espanha tem com o chocolate não é tão famosa como em outros lugares do mundo, mas ela é mais íntima do que você imagina. Comer churros com uma xícara de chocolate quentinho no café da manhã ou no lanche da tarde é bem comum em Madri. Fomos, provamos e recomendamos essa delícia. A parada obrigatória é na tradicional Chocolatería San Ginés, fundada em 1894. Ela está aberta todos os dias, varando a madrugada. Ideal repor as energias dos mochileiros que adoram uma balada ou daqueles que adoram uma gordice a qualquer hora do dia.
![]() |
Recarregue as energias com um bom churro com chocolate derretido |
Se você acha isso pouco, em Barcelona tem o Museo del Chocolate. Nele, é possível conhecer a história do cacau e do chocolate desde suas origens na América do Sul até chegar em terras europeias. Além disso, você aprende os processos de fabricação dessa delícia em diferentes épocas, suas propriedades medicinais e afrodisíacas. Sim, as obras de arte são feitas a base de chocolate, inclusive o ticket de entrada.
Estados Unidos
Ir para Nova York no inverno e tomar um chocolate quente está na lista de pecados capitais dos chocólatras. Além disso, é uma tradição entre os novaiorquinos, principalmente depois daquela patinação divertida no gelo. Por isso, não deixe de passar na prestigiada Jacques Torres. Só para você ter uma ideia, o dono do estabelecimento de mesmo nome foi apelidado de Willy Wonka. São autênticos chocolates artesanais que você pode até experimentar, além do seu famoso chocolate quente.
![]() |
Chocolate para todos os gostos em Nova York |
Outro ótimo lugar para entrar no mundo chocólatra dos novaiorquinos é a Max Brenner. Lá, você não vai encontrar aquele chocolate quente ralinho, mas a desejada bebida bem espessa, cremosa e de levar qualquer amante dessa especiaria à loucura. É o lugar perfeito para os mochileiros que adoram provar sabores exóticos, como o chocolate quente com um toque de pimenta.
México
Diz a história que os primeiros a usarem o chocolate foram os olmecas, da primeira civilização a habitar o México. O cacaueiro é uma planta nativa desse país, cujo nome científico é theobroma cacao, ou seja, alimento dos deuses. Suas sementes eram usadas para fazer o xocoatl, uma bebida maia amarga temperada com baunilha e pimenta que combatia o cansaço e era afrodisíaco, claro.
![]() |
Chocolate, o "alimento dos deuses" |
Oaxaca é destino prioritário de qualquer mochileiro chocólatra. Lá, além de uma linda região costeira, você vai encontrar chocolates artesanal, mole (uma famosa salsa do tempo colonial) e outras delícias gastronômicas. Não é à toa que é chamada de "a cidade do chocolate". Chegando em Oaxaca, não vá embora sem antes passar por La Soledad.
Suíça
Falar de chocolate e não mencionar da Suíça é um crime. A relação dessa delícia com país é bastante conhecida e bem íntima. Conta a história que foi lá, em 1875, que misturaram o chocolate com leite. Por isso, já cansamos de escutar a expressão "autêntico chocolate suíço". Não é para menos, pois é em Zurique que o consumo de chocolate por cidadão é um dos maiores do mundo. Além disso, grandes marcas, como Toblerone e Nestlé, têm suas bases operacionais no país.
![]() |
Pedaços do autêntico chocolate suíço |
Também é em Zurique que você vai encontrar as butiques de chocolates mais glamourosas, que parecem galerias de arte. Aposte nas trufas de Sprungli que são de tirar o fôlego de qualquer chocólatra. Agora, vem a bomba: o Trem de Chocolate, que liga Montreaux a Broc. Ao estilo Belle Époque, o veículo de 1915 leva você a uma excursão de um dia pelas lindas paisagens suíças. O passeio termina em Broc, onde está a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé.
Brasil
Pensou que esqueceríamos de acrescentar Gramado nesta lista? Claro que não! Essa cidade brasileira é conhecida nacional e internacionalmente pelo seu alto padrão de qualidade na produção de chocolates caseiros. Também fomos, provamos e recomendamos. São lojas e fábricas especialmente montadas para agradar os mais variados gostos. Não é à toa que você, na época da Páscoa, pode curtir a Chocofest com uma programação especial de atividades culturais e, óbvio, muito chocolate. Acrescente na sua programação um passeio pelas avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, pontos turísticos dos chocólatras de plantão. Dá o play no vídeo abaixo e se delicie com um dos chocolates mais gostosos de Gramado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário