13 de janeiro de 2012

O que meu PE tem: Gastronomia diversificada e apetitosa

Quer ficar com água na boca? Então, precisa conhecer a gastronomia pernambucana. Tudo por lá é tão gostoso e diversificado que é difícil saber por onde começar, além de saber o que tem de melhor nessa terra que faz calor o ano inteiro. Quem decide degustar essas delícias experimenta uma influencia das mais diversas nações que por passaram por Pernambuco. Por isso, consideramos obrigatória a inclusão nos roteiros de passeios a pausa para o café da manhã, almoço, lanche e jantar. A gastronomia de um lugar conta muito a história, a cultura e o cotidiano de um povo. Comendo, você vai conhecer o verdadeiro Pernambuco.


Então, para falar com louvor das maravilhas gastronômicas pernambucanas, convidamos uma especialista no assunto, a jornalista Vanessa Lins, editora do caderno Sabores, do jornal Folha de Pernambuco. O bate-papo foi rapidinho, mas bem “apetitoso”, com dicas exclusivas para vocês.

(Andréa Rêgo Barros)

Para dizer "visitei Pernambuco", não se deve sair de lá sem ter comido o quê? 
Difícil escolher entre tantas receitas típicas e obrigatórias no Estado. Mas tapioca tradicional, com recheio de coco ralado fresco, peixada, cozido, bolo de rolo e bolo Souza Leão são uma maneira de conhecer melhor a mesa pernambucana. Se der, um bom queijo coalho e o tipo manteiga também não devem ficar de fora!

Dá para fazer um "turismo" gastronômico? 
Claro que dá. Pernambuco está muito bem colocado no ranking da gastronomia nacional. Apesar de não haver pesquisa oficial, vários indicativos o apontam como o terceiro polo gastronômico do País e o primeiro do Norte/Nordeste. Temos bons restaurantes, cozinhas diversificadas, profissionais de destaque e faculdades oferecendo cursos na área.

(Imagens: Turismo PE/ Flickr/Divulgação)
Bolo de rolo
Bolo Souza Leão

Pode sugerir algum roteiro?
Sugerir um roteiro, entretanto, não é coisa fácil. Estabelecer uma rota de visitas vai depender do que o visitante quer. Se for comida nordestina, há boas casas na capital, Recife. Muitas pitorescas, simples em estrutura, mas corretíssimas na execução dos pratos mais famosos - Bar do Luna, Bar da Fava, Bar do Cabo, Da Mira, Bar da Geralda.

Mais estruturados, bastante movimentados, há o Oficina do Sabor (o mais turístico de Pernambuco), em Olinda, e Tio Pepe, com carnes suculentas na chapa. Se formos para cozinha contemporânea, bem, a lista cresce e muito...

Em um alimento, qual mais representa Pernambuco. 
Nossa! Isso é muito difícil de responder. Porque Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais mesclaram as influências sofridas durante a colonização. Herdamos e preservamos hábitos de portugueses, africanos e índios, adaptamos, e criamos nosso próprio receituário.

Temos frutas emblemáticas, como a pitanga, e ingredientes onipresentes, como o açúcar - que estimulou a produção de riqueza no Estado, no passado, e deixou de herança um "livro de receitas" especial, que é reproduzido fartamente ainda hoje na forma de bolo de rolo, Souza Leão, compotas de frutas, bolo de macaxeira, de milho, de noiva (de frutas), entre tantos outros acepipes. "Sem açúcar, não se compreende o homem do Nordeste", disse sabiamente o sociólogo Gilberto Freyre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário