12 de janeiro de 2012

Espanha: Bocadillos e sandwiches são opções baratas para o almoço

Comer na Espanha pode ser um sofrimento para alguns. Isso porque as boas refeições não são tão baratas, apesar de serem compostas por entrada, prato principal e sobremesa, como é de costume nos restaurantes durante o almoço. Se você for passar muitos dias, nem se fala. A solução é optar pelos tradicionais e deliciosos bocadillos e sanduíches de todos os tipos, tamanhos e sabores que você imaginar. Eles podem ser a salvação de qualquer turista na hora do almoço, porque, além de um preço acessível, você encontra em qualquer lugar da Espanha: bar, restaurante, supermercado...

(Enrique Tomas/La Salsa Studio/Divulgação)
Bocadillo de jamón ibérico

Normalmente, o bocadillo é servido com pão baguete, cortado meio transversal, com ingredientes que podem ser um pouco exóticos para o nosso paladar. Tem com jamón (presunto), pollo (frango), lomo de cerdo (porco), calamares (lula frita), tortilla (prato bem famoso por lá a base de batatas e ovos). Ah, também tem para aqueles que não comem esses tipos de ingredientes, como os com verduras. 

A variação dos sabores é tanta que só pegando o cardápio em um bar para ter uma ideia. Particularmente, nossos preferidos são calamares, jamón ibérico ou de tortilla. O único detalhe que pode incomodar é que, às vezes, servem o pão “dormido”, ou seja, do dia anterior e bem duros. Se o baguete não está fresquinho ou recém saído do forno, não comprem.

(Rafaela Aguiar)
Bocadillo de calamares

Outra opção para o almoço é o sandwich, que é sanduíche como outro qualquer, mas com uma diferença bem visível ao comparar com o bocadillo. Geralmente, é preparado com pão de forma e bem suculentos, grandes e gordurosos. O recheio? Assim como os bocadillos, tem de um tudo, como jamones, queijos, bacon, ovos, alface, tomate, cebola... 

Vale ressaltar que o sandwich é um pouco mais caro que um bocadillo. Claro, os preços também variam de acordo com o estabelecimento onde vai comer. Por isso, sugerimos que não tenha preconceito com os bares que aparentemente são sujos e feios. São neles onde estão os melhores bocadillos e sandwiches da cidade, pode apostar. Se o perfil dos estabelecimentos não faz muito o seu, entre, veja o cardápio e os preços. Pode ter certeza que você vai mudar de ideia.

Fuja das redes internacionais de alimentação e faça um programinha bem local. De quebra, você vai passar por uma experiência bem interessante, encontrando espanhóis bem barulhentos, falando sobre futebol, política, coisas do cotidiano e bebendo a velha e boa cerveja barata com os amigos.

(Rafaela Aguiar)
Sandwich, uma boa pedida para o almoço

2 comentários :

  1. Deu saudade é dos fish 'n chips australianos também!
    E deu um prato de calamares que comi na África do Sul que também foi inesquecível. Por que comer é tão bom, hein?!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pense na pergunta difícil de responder! =P

    ResponderExcluir