22 de janeiro de 2011

Hotel de um Milhão de Estrelas

Mochilera Ju

O ano que passei na Austrália em intercâmbio (2004) rendeu muitas histórias pra contar. Lá, tive experiências únicas, conheci ótimas pessoas e visitei lugares belíssimos, como esse que vou compartilhar com vocês agora.

É tradição do Rotary Club (a instituição que patrocinou minha viagem) promover uma excursão com os intercambistas visitantes. Em setembro de 2004, eu e outros tantos brasileiros, americanos, finlandeses, dinamarqueses, suíços e suecos, alemães, taiwaneses e etc, arrumamos a mala e partimos para uma viagem de duas semanas pela Austrália Ocidental. Fizemos o percurso de milhares de quilômetros de ônibus e passamos as noites ao ar livre, em sacos de dormir, hospedados no que gostávamos de chamar de "hotel de uma milhão de estrelas".

Foto: Arquivo Pessoal
A dormida era assim mesmo: A céu aberto

Cada lugar que visitamos renderia um post, então vou começar com o mais lindo de todos, o Karijini National Park, onde chegamos no quarto dia de estrada. O lugar é uma reserva natural no Outback australiano, o deserto que toma o centro do país. Lá, é possível fazer ecoturismo de verdade: acampar no meio do mato, tomar banho só (SOMENTE) de rio, ver cangurus em seu habitat natural, além de se aventurar descendo e escalando gorges, penhascos formado na pedra por anos e anos da pasagem de rios.

Na Knox Gorge, por exemplo, sem material de proteção, sem guia especializado - calma! Ninguém corria grandes riscos de se machucar e era possível ligar para a emergência de alguns telefones espalhados pela reserva, caso acontecesse algo. Recepção de celular? Claro que não! -, subimos e descemos pedras com a ajuda uns dos outros, arriscando algumas escorregadas e joelhos arranhados (e, no meu caso, um short de banho rasgado). Horas e horas de esforço eram recompensados por paisagens absurdamente lindas, rios limpos e a satisfação de ter cumprido o objetivo.

Foto: Arquivo Pessoal
As paisagens lindas do Karijini National Park

Na época, eu não tinha câmera digital e não arrisquei levar minha querida analógica para os penhascos. Voltei de lá sem nenhum souvenir, só tenho fotos cedidas pelos colegas que tinham câmera, mas a memória de uma das experiências mais marcantes do ano continua viva.

Foto: Arquivo Pessoal
Chegar nesses oásis não é fácil, mas a recompensa é fantástica!

Além de ser um país desenvolvido, de pessoas acolhedoras, a Austrália tem uma beleza selvagem que só se encontra por lá. Destino perfeito para os mochileros mais aventureiros. Continuarei a falar sobre outros lugares por aqui, pelo blog, mas quem ficou curioso pode dar uma espiadinha nas minhas fotos no nosso Flickr e visitar as páginas de turismo:



Foto: Arquivo Pessoal
Quase todos do grupo: rindo, todo mundo se entende

Nenhum comentário :

Postar um comentário