25 de julho de 2011

#Amyfeelings: em Londres, ela escolheu Camden Town. E se fosse brasileira?

Mochilera Sabri

(Foto: O Globo)
Para nós e a grande parte do mundo Amy Winehouse era uma figura muito estranha. Não falamos pelos seus atos e sim pelo seu visual, que muita gente só tinha coragem de imitar durante o Carnaval. Mas, em Camden Town (Londres), o estilo de Amy era apenas mais um na multidão de moradores e visitantes alternativos que se vestem e vivem do jeito que estão a fim, sem serem julgados ou olhados com espanto pelos que vivem por lá.  

O bairro é uma zona de comércio conhecida pelos restaurantes, estúdios de tatuagens, pubs e muita música, onde nascem os novos talentos para o mundo. Por lá, clubbers, punks, góticos, hyppies e outras tribos se misturam aos turistas que se encantam com tanta excentricidade e colorido. Camden ficou popular principalmente pelos seus mercados, como o Camden Lock, fundado nos anos 70, que vende de artesanato e antiguidades à comida. Além dele, há vários outros mercados que merecem uma visita e atraem milhares de turistas: Camden Market Stables (moda alternativa), Camden Market, Camden Lock Vila e o Inverness Street Market.


Quem passa por Camden percebe que Amy era até discretinha

Como chegar 
O jeito mais delicioso de chegar ao bairro é num passeio de barco pelo Canal Regent's, de Little Venice a Camden Lock (o mercado). No trajeto é possível ver paisagens de uma Londres além dos cartões postais, passando pelo parque Primrose Hill e o Zoológico. Uma espécie de Veneza londrina, ou comparando com a América do Sul, um passeio como o do Delta del Tigre (Argentina). O canal é navegável através do inteligente sistema de comportas e a viagem levar cerca de 50 minutos. Aqui é possível ver num aplicativo como funciona.

(Crédito: Wikipedia)
Canal Regent's: jeito mais pitoresco de chegar a Camden Town

Quem quer ser mais rápido e prático podem pegar um metrô. São oito estações do centro até a de Camden Town (Northern Line). A estação fica de esquina com a Camden  Road, avenida por onde você pode andar 14 minutos e chegar à Camden Square, parte nobre onde Amy morou e faleceu.
 

 (Imagem: Google Maps)
Trajeto de como chegar da Estação Camden Town à rua em que Amy Winehouse morava

O bairro pode ser visitado diariamente, mas durante a semana pode ser que você encontre algumas lojas fechadas. Por outro lado, no final de semana os turistas invandem o lugar! Assim, se quiser se envolver mais no ritmo de Camden, vá num dia mais tranquilo e curta cada detalhe, das grafitagens às comidas de ruas.

A Camden brasileira
Sem saber que falávamos em Londres, muitos podiam ler o texto acima e pensar que estávamos falando da Rua Augusta, em São Paulo. Cenário onde se encontram diversos tribos brasileiras, a Augusta reúne as melhores baladas, a ferveção da rua, os dacings GLS e as casas de prostituição em um só lugar, no coração da capital paulista. Ali  como em Londres - é possível também encontrar punks, góticos, clubbers, emos, cosplayers, turistas, burguesinhos, fashionistas, etc. Um lugar altamente democrático, onde grupos e estilos convivem pacificamente. 

A Augusta já foi um reduto dos endinheirados, porém com o tempo se tornou a zona de prostituição de São Paulo. Nos anos 90, o lugar passou a atrair o rock alternativo, as boates, os hotéis, os barzinhos e muita gente interessante e famosa. Dizem que a mudança mais recente foi a inauguração do Club Vegas, já nos anos 2000, transformando a Augusta em point.

Vocês concordam com essa comparação? Conhecem um ou outro? Conta pra gente!

3 comentários :

  1. parabéns pelo texto e por falar de um pedacinho desse lugar maravilhoso que é Londres! bjs, Rachel Motta

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse amiga! Camden e seus pratos orientais de Tu paun (traducao two pounds...I love it)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Rachel! Vamos planejar mais posts sobre Londres aqui. Sugestões? Dicas? Diz pra gente!

    Mari, hahahahaah lembrei de "tles eulos" (três euros) como os chinas falam na Espanha. Sugestão de alguma comida lá? Escreve para gente. Inclusive estamos esperando notícias da Sérvia!

    ResponderExcluir