(Peter Kirkeskov Rasmussen/Flickr)
Comissárias atenciosas e simpáticas
A história das comissárias de bordo começa na década de 1930, quando a enfermeira norte-americana Ellen Church convenceu a Boeing Air Transport (hoje United Airlines) de ter enfermeiras nos aviões para ajudar as pessoas com medo de voar. A sua sugestão mudou completamente a experiência dos voos comerciais.Esse foi um grande momento na história da aviação, pois as mulheres começaram a atuar em uma área anteriormente exclusiva aos homens. A ideia deu tão certo que outras companhias áreas passaram a seguir o exemplo, como a American Airlines, em 1933, e a Pan American, em 1944.
Elas passaram a ser responsáveis por uma experiência mais agradável aos passageiros, não só em relação ao bem-estar, mas também ao conforto e a segurança. Mas também precisavam seguir algumas regras bem restritas da profissão: ter no máximo 1,63 m de altura, 53 kg e com idades entre 20 e 26 anos. Até o começo dos anos 1960, também era imprescindível que as comissárias fossem solteiras.
(Allison Marchant/Flickr)
As comissárias e a moda
Então, para deixar a aparência de enfermeira de lado, as companhias áreas realizaram parcerias com designers de moda e agências de publicidade para mudar a imagem das comissárias. O resultado foi a figura de uma mulher mais sensual e moderna, marcando o começo de uma era em que as comissárias viraram um ícone de elegância e, ao mesmo tempo, sensualidade.
Quando as companhias aéreas decidiam realizar mudanças nos uniformes, passaram a acompanhar as tendências mundiais da moda, aliando-se à cultura e aos costumes de cada região. Na década de 70, por exemplo, era comum o uso de cores vibrantes que remetia ao psicodelismo da época. O conservadorismo, como parte das tendências, também fez suas voltas em diversos momentos, seguindo o contexto de cada época.
(sewyerown/Flickr)
(Aeroflot/Divulgação)
Estilistas, como Emilio Pucci, Pierre Cardin, Ettore Bilotta, Cristóbal Balenciaga, Christian Dior e Nina Ricci, já assinaram criações para as principais companhias aéreas do mundo, como a Air France. No Brasil, Clodovil Hernández foi responsável pelos uniformes da antiga Vasp de 1963 até 1973. A TAM já vestiu suas comissárias com criações de Marie Toscano, estilista brasileira especializada em vestidos de noiva.
O investimento na imagem e no comportamento que são essenciais à função — que atualmente também aceita homens — continua se expandindo amplamente, pois transmite diretamente a qualidade e a credibilidade da companhia aérea aos passageiros.
Museu TAM
Se você é uma mochileira amante da moda e estiver por São Paulo, pode dar uma esticada na viagem para conferir uma exposição de uniformes históricos de comissárias de bordo do mundo inteiro no Museu TAM. São peças do acervo do holandês Cliff Muskiet, conhecido mundialmente pela sua coleção com mais de 1,2 mil modelos de 480 companhias aéreas. A viagem no tempo da moda pode ser conferida até o dia 1º de outubro. Durante as quartas, a entrada é gratuita.¹No Brasil, as comissárias de bordo estudam durante um semestre e, após o término, precisam prestar um exame fornecido pela Agência de Aviação Civil (ANAC) para exercer a profissão.
Serviço:
Museu TAM
Rodovia SP 318, km 249 - São Carlos (SP)
(16) 3306-2020
Horário: De quarta-feira a domingo, das 10h às 16h
*Por Giovanna Primon, tradutora e revisora de conteúdo. Mochileira Convidada de Santo André (SP).
Nenhum comentário :
Postar um comentário