15 de abril de 2015

Bagagens: Quais as normas estabelecidas pelas empresas aéreas

Arrumar a mala pode ser, para muitas mochileiras, uma das piores partes da viagem. Se você é uma delas, não se preocupe, pois isso é bastante normal, já que a bagagem deve estar de acordo com sua viagem. Por isso, ao escolher a sua mala ideal, você deve preferir uma que atenda todas suas necessidades (estilo, desenho, segurança, espaço interno) e, principalmente, que esteja de acordo com as normas estabelecidas pelas companhias aéreas. Isso ajuda você a evitar dores de cabeça do embarque ao desembarque no aeroporto e viajar com tranquilidade.

(Lyza/Flickr)

Já sabemos que cada viajante tem o direito de embarcar no aeroporto com dois tipos de bagagens: de mão e malas despachadas. Mas é preciso estar atenta porque, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os limites e as características variam de acordo com a companhia, a aeronave e o destino. Para você não ficar perdida na hora de arrumar sua bagagem, separamos algumas orientações gerais.

Bagagem de mão

Você pode levar a que preferir, mas a soma do comprimento, altura e largura não pode ser superior a 115 cm. Além disso, o peso máximo permitido é de 5 kg. Recomendamos, assim como a Abear, que leve sempre na bagagem de mão objetos de valor econômico, sentimental e importante para sua viagem. Exemplo: equipamentos eletrônicos, remédios, dinheiro, documentos, passaporte, objetos frágeis.

Claro, aproveite para incluir um livro, revista, travesseiro de pescoço e agasalho. Também é bom acrescentar alguma roupa por precaução de atraso ou extravio de bagagem.

De modo geral, você pode levar:

- Aparelhos de barbear, tesouras arredondadas menores que 6 cm, lixa de unha metálica de menos de 6 cm sem ponta perfurante ou aresta cortante;
- Lapiseiras e canetas tinteiro menores que 15 cm;
- Apenas um isqueiro com gás ou fluido;
- Bastão de selfie que não exceda os limites permitidos da bagagem de mão;
- No máximo, cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70% (voos domésticos);
- No máximo, quatro unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 500 ml ou 500 g (voos domésticos).

(StelaDi/Pixabay)

Entretanto, você precisa ficar atenta quando a viagem for internacional. Nesses voos, não permitem que você leve na bagagem de mão líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml. Para os mesmos produtos com volume inferior, você deve guardá-los dentro de um saco plástico vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm).

Bagagem despachada

Para os voos domésticos, você pode levar apenas 23 kg, mas com a quantidade de malas que quiser. Se o seu destino é internacional, é preciso verificar o limite de acordo com a classe que viaja e as políticas da companhia aérea escolhida. Para América do Sul, por exemplo, é até 23 kg e, para Europa, duas malas de até 32 kg. Sempre consulte a companhia antes de arrumar a bagagem.

Ainda sobre voos internacionais, é importante também lembrar que os voos internos dentro de um país também têm restrições de pesos e tamanhos da bagagem. Por isso, organize a sua mala de acordo com o roteiro da sua viagem. Se você ultrapassa o peso limite, uma taxa sempre será cobrada.

Outra recomendação nossa e da Abear é não levar objetos de valor e nem eletrônicos na bagagem despachada. Se for o caso, algumas empresas possibilitam fazer uma declaração de valor do bem despachado no check-in.

(Camilo Rueda López/Flickr)

Para a segurança dos seus pertences, lacre sua bagagem. Pode ser um cadeado ou plásticos de proteção. Lembre de personalizar suas malas e identificá-las com uma etiqueta com seus dados pessoais.

Bagagem especial

No caso das mochileiras músicas ou esportistas, por exemplo, devem entrar em contato com a companhia aérea para verificar o funcionamento de despacho de sua bagagem especial. Muitas permitem o despacho de alguns materiais, mas, para determinados itens, uma taxa pode ser cobrada. Entre em contato com 48 horas de antecedência antes da viagem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário