(Lyza/Flickr)
Já sabemos que cada viajante tem o direito de embarcar no aeroporto com dois tipos de bagagens: de mão e malas despachadas. Mas é preciso estar atenta porque, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os limites e as características variam de acordo com a companhia, a aeronave e o destino. Para você não ficar perdida na hora de arrumar sua bagagem, separamos algumas orientações gerais.
Bagagem de mão
Você pode levar a que preferir, mas a soma do comprimento, altura e largura não pode ser superior a 115 cm. Além disso, o peso máximo permitido é de 5 kg. Recomendamos, assim como a Abear, que leve sempre na bagagem de mão objetos de valor econômico, sentimental e importante para sua viagem. Exemplo: equipamentos eletrônicos, remédios, dinheiro, documentos, passaporte, objetos frágeis.Claro, aproveite para incluir um livro, revista, travesseiro de pescoço e agasalho. Também é bom acrescentar alguma roupa por precaução de atraso ou extravio de bagagem.
De modo geral, você pode levar:
- Aparelhos de barbear, tesouras arredondadas menores que 6 cm, lixa de unha metálica de menos de 6 cm sem ponta perfurante ou aresta cortante;
- Lapiseiras e canetas tinteiro menores que 15 cm;
- Apenas um isqueiro com gás ou fluido;
- Bastão de selfie que não exceda os limites permitidos da bagagem de mão;
- No máximo, cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70% (voos domésticos);
- No máximo, quatro unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 500 ml ou 500 g (voos domésticos).
(StelaDi/Pixabay)
Entretanto, você precisa ficar atenta quando a viagem for internacional. Nesses voos, não permitem que você leve na bagagem de mão líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml. Para os mesmos produtos com volume inferior, você deve guardá-los dentro de um saco plástico vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm).
Bagagem despachada
Para os voos domésticos, você pode levar apenas 23 kg, mas com a quantidade de malas que quiser. Se o seu destino é internacional, é preciso verificar o limite de acordo com a classe que viaja e as políticas da companhia aérea escolhida. Para América do Sul, por exemplo, é até 23 kg e, para Europa, duas malas de até 32 kg. Sempre consulte a companhia antes de arrumar a bagagem.Ainda sobre voos internacionais, é importante também lembrar que os voos internos dentro de um país também têm restrições de pesos e tamanhos da bagagem. Por isso, organize a sua mala de acordo com o roteiro da sua viagem. Se você ultrapassa o peso limite, uma taxa sempre será cobrada.
Outra recomendação nossa e da Abear é não levar objetos de valor e nem eletrônicos na bagagem despachada. Se for o caso, algumas empresas possibilitam fazer uma declaração de valor do bem despachado no check-in.
(Camilo Rueda López/Flickr)
Para a segurança dos seus pertences, lacre sua bagagem. Pode ser um cadeado ou plásticos de proteção. Lembre de personalizar suas malas e identificá-las com uma etiqueta com seus dados pessoais.
Nenhum comentário :
Postar um comentário