(Jane drumsara/Flickr/C.C.)
Rota 66
Começamos pela famosa Rota 66, cenário frequente de filmes norte-americanos. Viajando por ela, você pode explorar um clima mais temperado e verde ou seguir pelo sul por meio de campos de cactos e desertos áridos até a fronteira com o México. A temperatura por lá varia bastante durante o ano, de um calor escaldante a neve no inverno.
Perto das fronteiras com o México e com o estado de Nevada, dá para passar dias de viagem de carro admirando paisagens espetaculares de deserto aberto e algumas montanhas rochosas. A vista nas estradas é impressionante, mas também vale a pena sair das principais para explorar alguns lugares mais escondidos, muitos deles em áreas antigas de mineração.
Grand Canyon
O Grand Canyon é parada obrigatória em qualquer tour pelo estado, e com certeza merece a fama. Duas horas ao norte da cidade de Flagstaff, existem vários lugares pelo caminho onde dá pra comprar souvenires com a temática nativo-americana, por exemplo. Mas o mirante principal é no lado sul do cânion, perto do ponto mais a oeste.
Lá, o precipício tem 16 quilômetros de largura, uma imagem que os fotógrafos não conseguem capturar verdadeiramente. Dá até pra ficar bem perto da beira e olhar lá embaixo, para o labirinto de sub-cânions a três quilômetros abaixo dos seus pés.
(We travel the world/Flickr/C.C.)
Sedona
A altitude baixa de repente durante a jornada entre Flagstaff e a cidade colorida de Sedona, envolta por arbustos e cactos. É o local que muitos dos ricos da Califórnia escolheram para morar depois da aposentadoria e onde se desenvolveu um polo artístico e gastronômico vibrante. Os prédios foram todos construídos no estilo Adobe, algo meio rústico, e existem várias lojas de cristais e roupas hipongas. A poucos minutos de carro, estão várias trilhas que garantem vistas interessantes.
(Kevin Schraer/Flickr/CC)
Jerome
Essa cidade fica na lateral íngreme de uma montanha que já foi rica em cobre. Nos tempos áureos, 15 mil pessoas moravam por lá, mas hoje o lugarejo é tranquilo e tem uma vista incrível do vale. Também é o lar de vários artistas e pessoas que procuram uma vida pacífica e diferente. A herança do faroeste local dá para perceber na arquitetura dos prédios abandonados e em outros que agora são ocupados por galerias descoladas e lojas de antiguidades. Para saber mais sobre os velhos tempos de mineração de cobre, visite os museus e o antigo bordel da cidade.
(Cris Gilling)
Phoenix
Não tem muita coisa para se ver em Phoenix, capital do estado. A cidade é composta por lojas gigantescas e um centro que tem basicamente prédios da Justiça. Mas, se por acaso você passar por lá, a cidade vem tentando promover um distrito cultural onde algumas casas viraram cafés, livrarias e galerias de arte. Na lateral da maioria dos prédios grandes, foram pintados murais para dar mais cor à área.Dateland
Mais adiante pela Interstate 8, na direção do Condado de Yuma, a paisagem é de um deserto dourado, sem sinais de civilização por quilômetros a fio. Até que, de repente, surge da poeira um oásis de árvores de tâmara verdejantes chamado Dateland, que um fazendeiro nos anos de 1920 decidiu plantar ali. Não dá pra andar pelo pomar, mas tem uma lojinha onde é possível comprar shake de tâmara, geleia de tâmara, doce de tâmara, sorvete de tâmara, tâmaras cobertas de chocolate e o que mais a imaginação mandar. Uma delícia!
(Imagens: Cris Gilling | internet)
Cidade dos trailers
Chegando à fronteira com a Califórnia, ao lado de uma cadeia de montanhas com cidades-fantasma dos velhos tempos de mineração de cobre, você vai se surpreender com uma cidade inteira de trailers, que tem até ruas de verdade. Esse aglomerado fica ao lado da cidade de Quartzite, que surge de repente na estrada, toda cheia de avenidas e prédios.
Para falar a verdade, a cidade é mesmo dedicada aos trailers. Literalmente, existem dezenas e milhares desses veículos, além de estabelecimentos para dar assistência a eles. Parece que o movimento por lá varia com a temporada. Dependendo de quando você vai viajar, eles podem não estar por lá.
*Por Chris Gilling. Mochileiro Convidado de Vancouver (Canadá).
Nenhum comentário :
Postar um comentário