23 de novembro de 2011

NAMASTÊ! - Parte 2

Mochilera Sabri


No post anterior, começamos a entrevista com a "israelense-pernambucana" Iara Simis, que morou em Calcutá - Índia no ano passado, e está nos contado sua experiência de trabalho voluntário por lá. Agora, vamos à segunda parte da nossa conversa. Boa leitura! 

Mochileras -
 É essencial falar inglês ou dá para se virar bem sem ele? 
Iara A Índia é um país enorme! São várias línguas oficiais: na Bengala Ocidental onde morei, a língua oficial é o Bengali. Em Delhi, o Hindi. No Sul, o idioma já é outro... Mas o inglês é muitas vezes a língua que eles usam pra se comunicar quando a pessoa é de outro país, por exemplo. Nem todo mundo fala inglês, então, se com inglês às vezes a comunicação é difícil, sem inglês é muito complicado. Tudo depende do propósito da viagem. Se a pessoa não fala nada de inglês e for só para passear, aconselho a procurar uma agência de viagem e ir com um guia experiente. Agora, se for pra morar, o melhor é tentar aprender a língua local mesmo .

Mochileras - Quais os cuidados que se deve ter? 
Iara Para ir à Índia, tem que, antes de tudo, ter a “cabeça aberta”! Não julgar tudo e todos e aprender a ver as coisas com outro olhar, numa outra perspectiva. Quase não vi violência por aqui, nem assalto. Mas tem que ficar esperto sempre. Turista é alvo fácil em qualquer lugar do mundo. Para mulheres, o importante é sempre usar roupas modestas, discretas e não muito “reveladoras”. Todo mundo olha pra você aqui, mesmo toda vestida, então imagina sair com um shortinho? kkk Muitos acham que é porque somos estrangeiras, somos mais "fáceis" e disponíveis... Aconteceu com uma colega do trabalho. Um rapaz pegou no seio dela no meio da rua! Pois é, uma experiência nada agradável. Então, se prevenir é sempre o melhor.

(Crédito: Iara Simis)
Palácio dos Ventos, em Jaipur

Mochileras
– Em relação às comidas, o que precisa de maior atenção? 
Iara - A culinária varia muito de região, mas a pimenta é ingrediente certo! Eu, particularmente, gostei e me acostumei rápido com a comida apimentada. Às vezes, até no café da manhã tem pimenta na comida! O importante é ter cuidado com o que vai comer e procurar comidas fritas ou cozidas. Evitar o cru ao máximo. Para comer na rua, street food, é sempre bom seguir a indicação de algum local para não passar mal depois. Ah, e só beber água filtrada ou mineral. 

Mochileras – Para morar na Índia, que documentação é exigida? 
Iara – É necessário ter passaporte com validade mínima de seis meses, formulário do visto que deve ser retirado do site http://www.indianembassy.org.br/, duas fotos. No meu caso como era trabalho voluntário, precisei de uma carta do meu empregador informando que iria pagar minhas despesas de moradia e alimentação, mas que nenhum salário iria ser pago.
Além disso, é preciso apresentar Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela. Caso a pessoa já tenha tomado a vacina, é só ir ao Aeroporto e procurar o posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apresentar o comprovante e emitir o certificado. Mas se você nunca tomou a vacina, deve se dirigir a um posto de saúde e pegar a carteira de vacinação. Fique atento se eles marcaram na carteira a data que você tomou e o lote da vacina. Paguei a taxa de R$ 290,00 + R$ 35,00 da taxa do Sedex. 

Localize-se: a Índia fica na Ásia, pertinho da China

Mochileras – Pra finalizar: o que o turista não pode deixar de conhecer na Índia ? Iara - Pergunta difícil de responder, pois o país é enorme. Vou dizer o que conheci e adorei:
 Agra - Taj Mahal e Agra Fort! Não deixe de visitar o forte, vale a pena! 
Delhi - Vale a pena visitar os monumentos famosos e conhecer os mercado. Mas tem que barganhar sempre os preços!
Jaipur - gostei muito do Amber palace
Darjeeling- Cidade de montanha, adorei! Clima frio, tranquilo, amei! Ótimo lugar pra compra chás!
Sikkim - Não fui, mas sei que é lindo! 


(foto: Arquivo pessoal)
Iará  passou quatro meses na Índia a trabalho, mas não deixou de "mochilar" nas horas vagas
E aí, gostaram? Esse post foi sugestão da leitora Katiana Mirlla Costa Lacerda, que pediu na nossa fun page para ver a Índia aqui no blog! Espero que você curta, Kati! ;) 
E, você? Que lugar quer vê por aqui??

Serviço:
Experimento
Volunteers for International Partnership
http://www.partnershipvolunteers.org/

AIESEC
Programa Cidadão Global
http://www.aiesec.org.br/

CI
Indian Experience Program
http://www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/trabalho-voluntario.india

Consulado da Índia em São Paulo
Av. Paulista, 925, 7o andar - Cerqueira César
São Paulo - SP - CEP 01311-100
tel. (0xx11) 3171-0340 / 3171-0341

Embaixada da Índia
SHIS QL 08, CONJ. 08, CASA 01, Lago Sul - Brasília, DF.
Tel. (061)3248-4006  
E
mail: indemb@indianembassy.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário