Mochilera Sabri
Fechando a semana sobre vinhos (em 22.10, Dia do Enólogo, voltaremos com o assunto), aqui vai uma dica de passeio bem interessante para quem está de viagem marcada para o Sertão de Pernambuco ou da Bahia, precisamente para o Vale do São Francisco (lembra da novela Cordel Encantado?). Além de deslumbrante, a região é segundo maior pólo produtor de vinhos no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Fechando a semana sobre vinhos (em 22.10, Dia do Enólogo, voltaremos com o assunto), aqui vai uma dica de passeio bem interessante para quem está de viagem marcada para o Sertão de Pernambuco ou da Bahia, precisamente para o Vale do São Francisco (lembra da novela Cordel Encantado?). Além de deslumbrante, a região é segundo maior pólo produtor de vinhos no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Na pequenina cidade de Casa Nova (BA) está localizada a Vinícola Ouro Verde, uma das unidades do grupo gaúcho Miolo Wine. Bem próxima da linha do Equador, a alta temperatura proporcionou o cultivo de uvas próprias para o clima, como as variedades de shiraz, cabernet sauvignon, moscatéis e outras que estão sendo estudadas. Atualmente, por ano, a Fazenda Ouro Verde tem capacidade para produzir 2 milhões de litros de vinhos e espumantes, e mais 520 mil litros de vinho para a elaboração de brandy – um conhaque feito a partir de vinho destilado.
(Foto: Jota Freitas)
Nas visitas aos parrerais da Fazenda Ouro Verde, você pode provar a uva |
#Fique por dentro: A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos. Elabora mais de 100 rótulos produzidos em seis projetos vitivinícolas no Brasil, em diferentes regiões, incluindo as parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha, Itália e França. É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as três principais produtoras de espumantes, com participação de 15% no mercado. (Fonte: www.miolo.com.br)
(Foto: divulgação) |
A linha Terranova, da Miolo, produzida toda no Sertão |
Com 200 hectares de vinhedos, localizados entre 9º e 10º de latitude Sul - uma das mais baixas latitudes na viticultura no mundo, o lugar inaugurou, em 2008, um espaço para receber turistas. Lá, eles possuem duas opções de visitas guiadas por enólogos: uma com duração de 1h30, que inclui a degustação de todos os produtos da linha Terranova; e a outra com duração de 1h, que se concentra na visita aos vinhedos e aos
processosde produção.
As visitas, no entanto, devem ser agendadas com antecedência e visitantes menores de 18 anos não podem degustar, hein?
Experiência de quem foi
Carol e o marido, na Fazenda Ouro Verde (Foto: Arquivo Pessoal) |
“Em Petrolina (PE), pegamos a estrada com direção ao município de Casa Nova, na Bahia. Nosso ponto de parada foi a Fazenda Ouro Verde, que fica a cerca de 64 km de onde saímos, cerca de 40 minutos de carro. Como as visitas são agendadas, nosso guia marcou com uma semana de antecedência para nós. O primeiro horário de visitas acontece às 9h. Um funcionário da fazenda leva o grupo ao parreral e deixa você comer algumas uvas. Ele mostra todo o procedimento de produção do vinho e, no final, faz uma degustação de alguns produtos da Miolo. Provamos três vinhos, um brandy e um espumante. Dentro da vinícola tem ainda uma loja que vende todos os produtos da marca e de parceiros, além de acessórios. Os valores são mais atrativos do que o de mercado.”
Ir de barco, pode?
(Foto: João Ramos - Bahiatursa)Passeio no velho Chico: paisagens estonteantes |
O trajeto é o seguinte: o turista segue de ônibus até o Porto Chico Periquito, no município de Sobradinho. Lá, embarca-se num transporte típico daquela região, uma espécie de catamarã. E, ao som de músicas relaxantes, navega-se em direção ao Lago de Sobradinho, passando pela Barragem de Sobradinho e pela “eclusa” (elevador de águas). O tour termina na Vinícola Ouro Verde, onde os visitantes realizam as visitas que falamos acima, e degustam algumas delícias produzidas na região. O passeio acontece sextas e sábados, com almoço opcional.
Programinha ótimo para todas as idades, não?!
Serviço:
Vinícola Ouro Verde
End.: BR 235 km 40, Santana do Sobrado s/n Vale do São Francisco.
CEP 43700-000. Casa Nova, Bahia
Telefones: (74) 3536-1132 / 3527-4243/3527-4193/3527-4002
Tours: De segunda a sábado, às 09h; 11h e 14h – necessário agendamento prévio
Preços: a confirmar
Site: WWW.miolo.com.br
Vapor do Vinho
Mais informações: http://www.bahia.com.br/roteiros/vapor-do-vinho
Vendas: Barca Rio dos Currais
Telefones: (74) 8805-1809 / 9147-9991 / 3611- 0155
Preços: a confirmar
Site: www.barcariodoscurrais.com.br
Morro de vontade de conhecer! É uma pena que não se divulgue bem os meios de transporte e hospedagem da região. Todas as vezes que intentei viajar pra lá, acabei desistindo por falta de informações adequadas. Tive medo, por exemplo, de ir e não poder conhecer a vinícola, ou ir e não ter estrutura na cidade... As secretarias de turismo deveriam repensar a estratégia de divulgação local e fechar parcerias com empresas de ônibus, restaurantes, hotéis, vinícolas. E investir melhor na região.
ResponderExcluirTem umas empresas que fazem passeios para a vinicula. Liga para a Fazenda Ouro Verde e pergunta, eles deixam uns panfletos lá dessas empresas. Aí vc pode se informar inclusive sobre hospedagem e outros passeios.
ResponderExcluirAh! Obrigada.
ResponderExcluir