13 de fevereiro de 2011

“Rebajas”, eu te amo!: Melhores épocas para comprar na Espanha

Promoção e desconto são duas palavras bem conhecidas e desejadas por qualquer mochileiro, inclusive por nós. Há alguns anos, uma nova passou a fazer parte desse grupo seleto: rebajas! Segundo o dicionário espanhol Señas, essa palavra significa “a diminuição ou redução, especialmente em uma quantidade ou um preço”. Para nós, é muito mais que isso: gastar bem menos euros e entupir a mala de coisas bonitas e super baratas. Viajamos algumas vezes para a Espanha em períodos diferentes e aproveitamos por casualidade as rebajas madrileñas, que lotam ruas e lojas do coração comercial de Madri.

(Rafaela Aguiar)
Verdadeira declaração de amor às rebajas


A primeira vez foi em março (virada do inverno para a primavera). Nas primeiras andanças pelas ruas, logo nos deparamos com as vitrines decoradas e com letreiros que diziam “rebajas”. Não demoramos muito para descobrir o maravilhoso significado da palavra. Conseguimos comprar bota, salto alto, bolsas, roupas (muitas!), casacos e produtos eletrônicos. Para vocês terem uma ideia, compramos em uma loja qualquer um par de botas por 19 euros. Ainda compramos dois super casacos de frio que, somados, custaram uns 60 euros. Vale lembrar que, naquele ano, o euro estava quase R$ 3.

A segunda vez foi no comecinho de janeiro, próximo ao Dia de Reis (6). Nessa data, as lojas estavam fechadas, pois era feriado. Mas os vendedores trabalhavam para receber os clientes no dia seguinte, quando os estabelecimentos abririam para o período de rebajas de fim de ano. Mais do que o Natal, o Dia de Reis, para os espanhóis, é a tradicional época para presentear alguém.


(Imagens: Rafaela Aguiar)
Ruas lotadas para comemorar o Dia de Reis
A prova do "crime" provocado pelas rebajas madrileñas

Para curtir as rebajas em Madri, o segredo é tirar um dia para bater perna e entrar de loja em loja. Sugerimos algumas: BlancoSalvador BachillerH&M e Desigual. Mas também existem algumas zonas boas para fazer compras pela cidade:


  • Gran VíaAlém de ser a principal avenida da cidade (e ponto turístico), tem as principais lojas de marcas e populares;
  • As duas ruas entre a estação (de metrô) Callao e a Plaza de la Puerta del Sol, chamadas Calle del Carmen e Calle de Preciados, têm diversas lojas com os mais variados tipos de produtos;
  • Nas proximidades da Plaza de la Puerta del Sol, também tem lojas interessantes.


Lógico, existem outras áreas, mas passando por esses locais já dá para juntar o útil ao agradável: fazer turismo e compras. Ah, não se esqueçam de passar em alguma loja do El Corte Inglés. Ir até Madri (ou qualquer destino espanhol) e não comprar alguma coisa (ou até mesmo passear) por lá é o mesmo que não ter conhecido o destino.

Então, mochileiras (e mochileiros), anotem tudo no caderninho de viagens e boas compras!

4 comentários :

  1. Ay chica, nem me fale! Comprar roupa baratinha na H&M é um dos meus passeios preferidos hahahhaha yo <3 rebajas!

    :*

    ResponderExcluir
  2. chica, e eu que comprei um vestido super a la executiva e uma calça saruel com 50% de desconto na blaco (minha loja do <3)?!?!?

    ResponderExcluir
  3. Essas liquidações européias são tudo de bom! Em Paris também peguei uma e consegui comprar uma bota liiiiiinda por 15 euros!

    ResponderExcluir