11 de março de 2013

A (quase) Praia do Jacaré

Mochilera Ju

Fui a João Pessoa (pela milionésima vez na vida) há duas semanas. De férias, acompanhada da minha irmã, sobrinho e cunhado gringo, aproveitei a cidade - que conheço desde sempre - como uma turista, visitando os pontos mais atrativos e comprando souvenirs. Só por causa disso, redescobri um local fantástico: a Praia do Jacaré, em Cabedelo, região metropolitana da capital da Paraíba.

O lugar é famoso, pois é ali que o sol se põe no mar. Conversa, é claro. A Praia do Jacaré não tem nada de praia, mas é à beira do Rio Paraíba, antes de desaguar no mar paraibano. Não dá muito para se divertir na água, mas seus encantos são outros.

Fotos: Arquivo pessoal / Juliana Sauvé
Pense no pôr do sol bonito da gota serena
Ao longo da praia, ficam inúmeros barzinhos e restaurantes que oferecem uma paisagem linda e um camarote especial para um show diário: todos os dias, Jurandy do Sax sai de barquinho pelo rio tocando o Bolero de Ravel para fazer a trilha sonora do pôr do sol mais bonito da região. Quem quiser conhecer melhor o lugar pode fazer um passeio de catamarã pelo rio e ver esse espetáculo de um ângulo mais privilegiado ainda.


Jurandy do Sax homenageando o sol com o Bolero de Ravel

Como se não bastasse isso, por lá ainda existem inúmeras lojinhas de souvenirs, uma feirinha de artesanato, lanchonetes e sorveterias. Se der sorte, você talvez até encontre Lampião e Maria Bonita passeando por lá, dispostos a tirar foto com você (em troca de uma contribuiçãozinha cultural). Aliás, #FicaaDica: algumas lojinhas de artesanato parecem até melhores que as da Feirinha de Tambaú e do Mercado de Artesanato da Paraíba.

Loja de artesanato por aqui é coisa séria!
Não é pra menos que tivesse renegado o lugar ao fundo da lembrança. Desde a última vez que visitei, anos atrás, Jacaré mudou muito, e para melhor. Tomou um banho de loja, deu aquele jeito e, agora, está tão bonito que dá gosto de ir visitar. Se você nunca foi, vá simbora ligeiro conferir. Se já deu uma passada por lá, mas faz tempo que só a bixiga, vá de novo para ver como está bom! E faça o seguinte: vá logo cedo, para dar tempo de ver tudo, comer uma tapioca, tomar um sorvete ou uma cerveja, pedir para o moço fazer sua caricatura, bater um retrato com Lampião e Maria Bonita, comprar molho de pimenta do tio que fala inglês bem direitinho (juro!), comprar umas lembranças, dançar um forrozinho no meio da rua e não perder de jeito nenhum o Bolero no fim do dia!

Não falta o que fazer num fim de tarde no Jacaré
Mais informações aqui ó: http://www.praiadojacare.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário