Mochilera Rafa
“Vem chegando o verão. O calor no coração....” Bom, o verão já começou faz é tempo, principalmente pelas bandas de cá. Essa estação do ano misturada ao mês de janeiro e fevereiro, férias e carnaval, respectivamente, só dá para pensar em... VIAJAR. Então, para quem vai arrumar as malas e pegar a estrada, quero dar umas dicas sobre ALUGUEL DE CARROS. O turista que faz isso quer mais liberdade para sair desbravando o lugar que escolheu para conhecer do jeito e na hora que quiser. Ah, mas algumas coisas devem ser levadas em consideração antes de tirar o veículo da garagem de uma locadora. Para isso, vou contar uma história para vocês que vai servir de um bom exemplo.
No ano passado, eu e mais três amigos, do Recife, nos juntamos e criamos a #caravanAJU, na qual pegamos a estrada para visitar um casal de amigos nossos que moram em Aracaju (SE). Devido à quantidade de pessoas e da dificuldade lá de locomoção por taxi e ônibus, decidimos alugar um carro. Como escolhemos o feriado da Semana Santa, foi bem complicado conseguir com locadoras veículos disponíveis. Eis que, depois de várias tentativas da nossa amiga, encontramos uma. Pegamos um carro popular, 1.0, quatro portas e com ar. Não sei absolutamente nada de carro. Acho que só o básico do básico, mas, como já tinha alugado outras vezes, tomei a frente e pedi para todos fazerem um mutirão e procurar todo e qualquer arranhão, amassado e afins já existentes no veículo. Solicitamos que o funcionário anotasse tudo e nos fornecesse uma cópia dessas informações, coisa que ele não queria dar.
(Crédito: Adelmo Vasconcelos)
A #caravanAJU ficou de olho em tudo, mas imprevistos acontecem... |
Rodamos pela cidade durante o feriadão e nos divertimos, mas, como felicidade de pobre dura pouco, surgiu o problema. No dia da entrega do carro, a locadora estava fechada. Pois é, fechada, mesmo tendo veículo a ser devolvido. Conseguimos falar com o dono pelo celular, que nos disse para entregar no dia seguinte, pois ele estava viajando (?), já que era fim de semana de feriado. Diante do estresse, ficou resolvido que nossa amiga que mora em Aracaju entregasse o carro. Só que vem o questionamento fatal: “se não tivéssemos nossos amigos lá, como faríamos, já que estávamos com voo marcado para embarque e retornarmos para casa (lê-se Recife)?” O certo era ter alguém lá esperando na hora combinada para a entrega do carro. Muito menos nos foi avisado que estaria fechado. Enfim, isso foi um desrespeito ao consumidor!
Não estou querendo dizer que as locadoras agem de má fé, mas é importante estarmos atentos a essas coisas para não estragarem a viagem tão desejada e planejada. Por isso, segue uma lista de observações que considero importante na hora de alugar um carro:
- Não deixe para alugar carro de última hora;
- Faça pesquisa de preço;
- Veja qual tipo de veículo se encaixa no seu orçamento e na sua viagem;
- Bote na ponta do lápis as vantagens de quilometragem livre ou não;
- Acrescente no seu planejamento financeiro da viagem a gasolina;
- Tire todas as suas dúvidas com a locadora como vai funcionar o contrato antes de sair com o carro;
- Verifique se tem seguro e as formas de pagamento;
- Olhe todo o veículo por dentro e por fora. Seja chato e demore o tempo que precisar. Peça para anotar e uma cópia das informações;
- Dirija com cuidado. Lembre-se: qualquer coisa que acontecer com o carro, quem paga é você;
- No dia da entrega, não deixe o tanque cheio. É o mesmo que perder dinheiro.
Então, depois disso, que tal pegar a estrada para uma praia bem bacana nessas férias? =)
Dicas importantes para usar o aluguer de carros porque muitas vezes esquecemo-nos desses pormenores e que podem fazer toda a diferença.
ResponderExcluirIsso é verdade, Alves! =)
ResponderExcluir