Mochilera Rafa
Há uma semana (ok, estou um pouco atrasada mesmo para falar do assunto, mas os dias foram meio corridos), assisti uma ação da Secretaria de Turismo do Recife (Setur-Recife) em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), chamada "Game Show Recife te Quer". Fiquei pensando no assunto e preferi aproveitar a ocasião para fazer uma reflexão turística com vocês, caros leitores: até que ponto conhece a sua própria “casa”? Ou melhor, você faz turismo pela sua cidade? Para entender essa relação, preciso falar um pouco do evento, que aconteceu numa linda noite de um sábado de verão (eita, poética!) no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com o comando da apresentadora global Fernanda Lima.
O Game Show é a versão final de uma campanha promocional da Setur-Recife, conhecida por “Recife te Quer", que funciona como um sistema de fidelização – e visitas técnicas com material promocional e informações sobre a cidade – em que agentes de viagem recebem uma premiação quando atingem metas de vendas. Os que mais venderem o destino, no caso o Recife, são convidados para participar do Game Show. Pois então, na versão deste ano, participaram agentes dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Esses participantes tiveram que passar por três etapas do jogo: perguntas e respostas sobre curiosidades e equipamentos turísticos do Recife; montar um quebra-cabeça com fotos alusivas à cidade; adivinhar sobre a gastronomia, cultura e costumes locais em um belo palco bem criativo, por sinal (não puxando a sardinha, mas é que estava realmente bonito!).
(Crédito: Rafaela Aguiar)
Palco da etapa final do Game Show: Finalistas tiveram que adivinhar sobre costumes, gastronomia e cultura |
Bom, eu vou logo me entregando! Durante minha rotina diária, até poucas semanas, passava sempre na frente do polêmico (assunto que não vem ao caso) Parque Dona Lindu, inaugurado já há um tempo e nunca tinha parado para conhecer, resolvendo passar por lá apenas para ir ao evento. O lugar, projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, abriga o Teatro Luiz Mendonça (onde aconteceu o Game Show), um pátio para realizações de eventos ao ar livre, a Galeria Janete Costa e vários espaços de lazer para a criançada, papais, adolescentes, praticantes de esportes, namorados, grupos de amigos, enfim... ADOREI o lugar! É uma vergonha, eu sei. A minha desculpa deve ser a mesma de tantos outros: TEMPO! Fato que os nossos dias contemporâneos estão mais curtos que antes e corridos, não nos permitindo parar para observar muita coisa ao nosso redor.
(Crédito: RecifeWeb)
Antes de conhecer, passava todos os dias na frente e não parava nele
Então, quero propor algo: que tal a gente parar um pouco, pode ser uma hora, meia hora, ou até uma tarde num fim de semana para vestir uma roupa de turista e ser confundido com um pelas ruas?!? Tenha certeza que será uma experiência ótima, ou até melhor do que sair por ai descobrindo lugares de outros estados, países e continentes. Não deixe para fazer isso só quando receber uma visita em casa. Use e abuse da sua cidade! Tenho certeza que tem muito que conhecer. Esse é um recado para todos os leitores, não só do Recife, ok?
Ah, em tempo e a título de informação, o vencedor do Game Show foi um alagoano que vem tentando desde as últimas edições do jogo, ou seja, há três anos. Estava torcendo por ele, que ganhou um carro 0km! Outra coisa: desculpe a machadara, mas meninas, depois de ver Fernanda Lima pessoalmente (nada contra), me sinto muito mais bonita e gostosa! Isso vale para todas, certo? =)
Nenhum comentário :
Postar um comentário