14 de abril de 2011

Um show muy "Bono"

Mochilera Sabrina

Nessa quarta-feira (13), foi a última oportunidade de ver o incrível espetáculo do U2 no tour que a banda fez na América do Sul. A turnê começou por Santiago (Chile), no dia 25 de março, seguiu para Buenos Aires (Argentina), onde realizou três apresentações com sucesso de público, e chegou ao Brasil no último dia 9. Na capital portenha, porém, dias antes do show ainda era possível conseguir ingressos para assistir a última apresentação no dia 3 de abril, diferente do Brasil, onde os bilhetes para o espetáculo promovido pela banda irlandesa se esgotaram poucas horas depois de serem colocados à disposição.

Impressionante, impactante, pós-moderno, intrigante, gigantesco e emocionante são algumas das palavras que definem o show 360º Tour, que, pela primeira vez, fez a banda rodar por estádios com um palco fantástico, de 50 metros de altura e cerca de 250 toneladas de peças em sua estrutura, que para serem transportadas são necessários 120 caminhões. Em forma de garra, mas que para muitos também se parece com uma aranha, o “The Claw” custou algo em torno de US$ 32 milhões. Só para ter uma ideia: é preciso três dias para desmontar tudo e o custo diário da produção é estimado em US$ 750 mil.

Mochilera Sabrina cantou até ficar sem voz

Informações técnicas à parte, posso dizer que o show causa mais do que aquela sensação de euforia que temos ao escutar ao vivo uma banda que gostamos muito. Tive a oportunidade de ver a superprodução no Estádio Único de La Plata, na Argentina. Juntei o necessário (férias) ao agradável (show sem muvuca) e consegui um dos melhores lugares para ver o Bono de pertinho. Garanto que foi a melhor coisa que fiz, pois foi estresse zero desde a compra, que aqui, no Brasil, foi um verdadeiro parto para conseguir entrar no site e comprar um ingresso. Em Buenos Aires, comprei dois meses antes por telefone, onde fui muito bem atendida e achei super prático. A ânsia de comprar com muita antecedência, típica de brasileiro, nem precisava porque lá achei com facilidade ingressos para todas as áreas (menos Red Lounge).

Acesso e estádio, grande diferença
O acesso ao estádio, que fica a 60 quilômetros de distância do centro de Buenos Aires, foi tranquilo e muito organizado. Por toda a parte víamos policiais e pessoas sinalizando que caminho seguir. Chegamos uma hora antes do show e não pegamos nenhum trânsito absurdo. Também achei seguro, pois, nas ruas próximas ao estádio, se via policiais por toda a parte e apesar de ter muita gente, não tinha aperto nem muvuca! Thanks, Argentina! =)

Perto do local, as pequenas casinhas se transformaram em bares improvisados, que vendiam muito churrasco, cerveja, empanadas (comida típica) e alguns drinks. Era possível ver também muita gente vendendo camisas, pôsteres da banda, mas nada desorganizado. A entrada foi super fácil, sem grandes filas, e um fator que me morgou: não era permitido o consumo de bebida alcoólica lá dentro. Mas, refrigerante, água e guloseimas - como aqueles hot dogs bem americanos - podiam ser comprados em lanchonetes internas.

O jeito era beber do lado de fora, já que dentro não podia

O estádio, novinho em folha (inaugurado em 2003 e reinaugurado em fevereiro deste ano), é coisa de cinema. Lindo, limpo e bem projetado, é considerado o mais moderno da América Latina. Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, sendo quase 357 desses lugares voltados para deficiente. Ainda possui dois restaurantes, um para 400 e outro para 150 pessoas; 12 cafeterias; 5,5 mil vagas para carros; 100 vagas para ônibus, etc.

Um lugar que fez o show do U2 ficar ainda mais bonito!

O show por lá
Após várias ondas na espera do grupo irlandês, o Estádio de La Plata delirou com a entrada triunfal da banda. E o espetáculo não poderia começar melhor: após gritarem nomes de pontos famosos da cidade e terminarem com um sonoro “Buenos Aires” carregado de sotaque, os músicos iniciarem o espetáculo com a música Beautiful Day. Após muitas emoções com as melhores músicas, o U2 prestou sua homenagem ao país - como fazem em todo show. Enquanto aqui, no Brasil, eles homenagearam as vítimas de Realengo (RJ), lá, na Argentina, foi o músico e compositor argentino Gustavo Cerati, que está em coma há um ano. “Vamos enviar amor, amor, amor e respeito e ele escutará suas vozes esta noite", disse o vocalista. Lindo, lindo, lindo. Uma das músicas quem finalizou este dia memorável foi a que eu mais amo: With or Without You. Perfeito!

Bono mostrando o caminho da feliciadade!

 FLAGRA
Os fanáticos pela banda podem pular esta observação ou não me responsabilizo pelas consequências. Na quinta-feira antes do show (31 de março), foi possível ver Bono a dois palmos, em Puerto Madero. Como imaginar que ele ia estar numa típica churrascaria? Simpático, ele sorriu e tirou fotos com muitas fãs. Ai, ai, ai... Vejam aí a foto que fizemos.



Confira outras fotos e vídeos do show no nosso álbum Buenos Aires - Argentina, lá no Flickr.

5 comentários :

  1. O show do U2 é o que se pode chamar de um verdadeiro espetáculo!! Não fui, mas o sentimento de quem participou foi o mesmo da mochileira Sabrina, o de ter visto um show maravilho, que valeu a pena!!! Ahhh, fui pro de Paul McCartney e saí de lá achando que valeu cada centavo pago!

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei. Show maravilhoso. O de Sampa, tb é super organizado. Só fica complicado achar taxi depois pois algumas ruas ficam interditadas.

    Adorei a cobertura, Sabri.

    Beijo

    Dani
    @eunaosoumodelo

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Alê! O de Paul deve ser no mesmo nível, né? Já que vai ter outro em breve, que tal escrever pra gente as suas impressões do último? Topa?

    Muito obrigada, Dani! Que bom que vc gostou. Também enfrentamos trânsito na volta, mas nem entrei nesse assunto pq voltei desmaiada e não tenho condições de avaliar se foi organizado ou não. hahaha
    Mochilera Sabrina

    ResponderExcluir
  4. Sabri valeu mesmo por ter passado para a gente esta sua experiência, o show é extra mesmo, muito bom. Fui para o de SP (domingo) e o palco é um show extra. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga Sabri..Eh ótimo ler seus post, pois dá para imaginar tudo direitinho, mesmo sem ter estado lá... Parabéns e nos deixe sempre atualizada.
    Adriana Luna

    ResponderExcluir