na mídia

Data: 28/06/2015
Veículo: Jornal Diario de Pernambuco (PE) - Economia




Data: 21/06/2015
Veículo: Blog Fernando Machado





Data: 21/06/2015
Veículo: Blog Social1





Data: 15/06/2015
Veículo: Michel Telles blog





Data: 21/01/2012
Veículo: Jornal Folha de Pernambuco (PE) - Caderno Sabores - Coluna Expressas
 




Data: 26/12/2011
Veículos: Jornal Diario de Pernambuco (PE) - Caderno Economia / Blog de Economia de Tatiana Nascimento

Saia de Férias, mas não volte endividado

Tem brasileiro que não se aguenta mais. Já entrou em contagem regressiva para as férias de janeiro. É o seu caso? Parabéns! Divirta-se. Descanse. Recarregue as baterias. Mas leve na bagagem uma dica. Por mais que o destino seja maravilhoso e a companhia seja perfeita, não se empolgue demais nos gastos não planejados. Ou você pode voltar para casa com a mala cheia de problemas. E o orçamento furado. Calma. Ninguém quer agourar a sua viagem dos sonhos. Só alertar que um pouco de planejamento também faz bem para as férias.

“Seja a pessoa viajando sozinha, um casal sem filhos ou uma família inteira, o importante é tentar estabelecer um orçamento de gasto diário e ficar naquele limite”, afirma o economista Luiz Maia, professor da UFRPE e autor do blog
Educação de Bolso. Ele dá um exemplo. Uma família planeja gastar R$ 3 mil em dez dias para curtir uma praia. São R$ 300 por dia. O ideal é conversar com todo mundo e informar sobre a cota, para que ninguém invente um passeio de asa delta “extra” que custa R$ 250.

O que não quer dizer que não dê para fazer o passeio. Desde que ele seja discutido antes e entre nas despesas. Luiz Maia recomenda que os “extras” sejam pesquisados na hora de montar o orçamento. Mesmo que o pagamento seja feito no local, dá para pesquisar antes pela internet. “Se houver bom senso, ninguém precisa se privar”. Uma boa pesquisa pode mesmo ter um grande efeito no bolso. “Independente do destino, é preciso planejar o que vai fazer no dia seguinte”, conta a jornalista Rafaela Aguiar.

Em conjunto com Sabrina Medeiros e Juliana Sauvé, Rafaela edita o blog
Las mochileras de tacón. Para ela, com a pesquisa dá para saber antes quanto se vai gastar com a entrada do museu. E descobrir que há promoção para estudantes e idosos. Melhor: dependendo do dia, pode sair de graça. É assim, por exemplo, com o Louvre, em Paris. Você não paga nada para entrar no primeiro domingo de cada mês. Já no Museu do Vaticano, a gratuidade é no último domingo de cada mês.

“É claro que vai ter mais gente. Mas você economiza. Depois pode usar o dinheiro para outra coisa”, diz Rafaela. Outro ponto para ficar alerta é o uso do celular. Existem pacotes que incluem ou não o roaming (a tarifa de deslocamento). “Às vezes, as pessoas não se dão conta e acabam pagando muito por usar o serviço de dados ou voz”, lembra Luiz Maia. Melhor falar com a operadora antes de viajar. O economista também alerta para outras armadilhas. O “prato do dia” dos restaurantes, por exemplo. No menu dá para encontrar opções mais baratas e gostosas.

Nas viagens ao exterior, você vai achar os eletrônicos, os perfumes e um monte de coisa bem mais barato que no Brasil. “Cortesia” da nossa carga tributária. A tentação, portando, será grande. Mas não dá para trazer tudo sem pagar impostos. O iPad, sonho de consumo dos ligados em tecnologia, é muito mais barato lá fora. Mas o viajante deve pagar o imposto na Alfândega. Última coisa. Sempre existem os gastos imprevisíveis. “Se a gente faz um orçamento de R$ 3 mil, deve se preparar para gastar R$ 3,3 mil.” Extrapolar um pouco pode. Mas só um pouco.

Cuidado com o cartão
É tão certo quanto “depois do três vem o quatro”. Muita gente, apesar de levar dinheiro em espécie, começa a usar o cartão de crédito como se não houvesse amanhã quando está viajando. “Depois, quando volta, é aquele Deus nos acuda para pagar”, diz o economista Luiz Maia. Cartão de crédito não é pecado. E pode ser a salvação em uma situação de emergência. Mas é preciso fazer uma estimativa e ir anotando todas as compras feitas com o dinheiro plástico. Até chegar a um limite pré-estabelecido.

Já o cartão de débito pode ser uma boa opção para não ter de levar tanto dinheiro in natura na carteira. Mas sempre com um limite ou a conta ficará zerada. Nas viagens internacionais, o cartão de crédito não é muito bem visto pelos analistas. Ainda assim, é muito usado. Em outubro, os pagamentos com cartão responderam por 60,8% dos débitos de brasileiros fora do país, segundo o Banco Central. “A primeira coisa que eu aconselho é ir juntando grana com antecedência para evitar usar o cartão”, diz Rafaela Aguiar, do blog Las mochileras de tacón.

Ela lembra que, apesar que usar a cotação do dólar comercial, a fatura chegará um mês depois do fim da viagem. “A conta pode sair mais cara, especialmente com este câmbio incerto de hoje”, alerta Rafaela. Mas se comprar no free shop de retorno ao Brasil, a conversão é imediata para real. Nas viagens internacionais, Rafaela prefere o cartão de débito pré-pago tipo Visa Travel Money, que é carregado aqui mesmo no Brasil. Se sobrar dinheiro, a pessoa pode resgatar ou deixar guardado para a próxima viagem. 
Para muitos brasileiros, a contagem regressiva já começou. As férias de julho estão chegando. Hora de fazer as malas e viajar. Quem ainda está organizando o pacote – através de uma agência ou por conta própria mesmo – deve prestar toda atenção do mundo antes de fechar um contrato. Ou o que é para ser apenas alegria e descontração pode se transformar em dor de cabeça e prejuízo.

A coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, diz que a melhor coisa a fazer é preparar a viagem com bastante antecedência, o que, convenhamos, não dá mais para fazer para estas férias de julho. No caso dos pacotes, lembra ela, é preciso verificar tudo o que está incluído. Tem passeio? Tem traslado?
“É importante que tudo esteja discriminado. O consumidor deve ficar atento a todos os itens que está contratando”, destaca Maria Inês. Ela reforça que, além de levar o contrato na bagagem, o viajante não pode deixar levar todos os documentos e vouchers fornecidos pela companhia.

Quem planeja a viagem por conta própria, usando sites de hotéis e passagens, deve ter ainda mais atenção e buscar dicas de amigos ou conhecidos que já estiveram no destino. As jornalistas Rafaela Aguiar e Sabrina Medeiros costumam viajar assim. Para contar as experiências das viagens e dar dicas também, criaram um blog, o
Las mochileras de tacón. Só para constar: tacón é salto (de sapato) em espanhol.

“Ao fazer a reserva de um hotel pela internet, é preciso saber se o site é confiável, se o hotel é confiável, olhar os comentários do povo, mandar e-mail”, diz Rafaela, que é ainda mais precavida quando a viagem é internacional. O cartão de crédito pode ser o melhor amigo em uma emergência, assim como o seguro de saúde. Maria Inês Dolci reforça que, dependendo do destino, o seguro é obrigatório e deve ter cobertura mínima. Em países europeus ela é de 30 mil euros.

Problemas em viagem podem surgir na hora do embarque. O passageiro deve ficar de olho e reclamar. As novas regras da aviação, que completam um ano nesta quarta-feira, determinam que, com uma hora de atraso, o passageiro já passa a ter direito à facilidade de comunicação, que pode ser por ligação telefônica ou acesso à internet. A partir de duas horas, a empresa deve fornecer “alimentação adequada”. Com quatro horas, é preciso providenciar acomodação.



Data: 05/05/2011
Veículo: Jornal do Commercio (PE) - Coluna Non Stop



Data: 14/04/2011
Veículo: Blog Intacranianos - Tatiana Notaro

Las Mochileras de Tacón

O que eu mais gosto neste meu blog é que ele não tem estilo - aqui a gente fala do que der na telha, a hora que for, no momento que for. Afinal, amarras criativas, bastam-me as do dia a dia.

Mas eu admiro (e muito) que consegue manter um blog sempre atualizado (cof, cof, cof) e ainda tem a disciplina de delimitar tema. Se fosse assim aqui no IC, a gente tava lascado, sem pauta.

E tem coisa boa de ter amigo jornalista e melhor ainda de ter amigo-jornalista-blogueiro-disciplinado. Então, pra quem gosta de viajar e, melhor ainda, com boa excelente orientação, vai uma dica: LAS MOCHILERAS DE TACÓN. Eu não vou explicar muito sobre o blog (você vai lá e vê com os próprios olhos, né?), mas Sabrina Medeiros (garanto) é uma diversão!




Data: 30/05/2011
Veículo: Jornal Folha de Pernambuco (PE) - Caderno de Economia






Data: 12/06/2011
Veículo: Diario de Pernambuco (PE) - Caderno de Economia


De malas prontas para as férias
Para muitos brasileiros, a contagem regressiva já começou. As férias de julho estão chegando. Hora de fazer as malas e viajar. Quem ainda está organizando o pacote – através de uma agência ou por conta própria mesmo – deve prestar toda atenção do mundo antes de fechar um contrato. Ou o que é para ser apenas alegria e descontração pode se transformar em dor de cabeça e prejuízo.

A coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, diz que a melhor coisa a fazer é preparar a viagem com bastante antecedência, o que, convenhamos, não dá mais para fazer para estas férias de julho. No caso dos pacotes, lembra ela, é preciso verificar tudo o que está incluído. Tem passeio? Tem traslado?

“É importante que tudo esteja discriminado. O consumidor deve ficar atento a todos os itens que está contratando”, destaca Maria Inês. Ela reforça que, além de levar o contrato na bagagem, o viajante não pode deixar levar todos os documentos e vouchers fornecidos pela companhia.

Quem planeja a viagem por conta própria, usando sites de hotéis e passagens, deve ter ainda mais atenção e buscar dicas de amigos ou conhecidos que já estiveram no destino. As jornalistas Rafaela Aguiar e Sabrina Medeiros costumam viajar assim. Para contar as experiências das viagens e dar dicas também, criaram um blog, o Las mochileras de tacón. Só para constar: tacón é salto (de sapato) em espanhol.

“Ao fazer a reserva de um hotel pela internet, é preciso saber se o site é confiável, se o hotel é confiável, olhar os comentários do povo, mandar e-mail”, diz Rafaela, que é ainda mais precavida quando a viagem é internacional. O cartão de crédito pode ser o melhor amigo em uma emergência, assim como o seguro de saúde. Maria Inês Dolci reforça que, dependendo do destino, o seguro é obrigatório e deve ter cobertura mínima. Em países europeus ela é de 30 mil euros.

Problemas em viagem podem surgir na hora do embarque. O passageiro deve ficar de olho e reclamar. As novas regras da aviação, que completam um ano nesta quarta-feira, determinam que, com uma hora de atraso, o passageiro já passa a ter direito à facilidade de comunicação, que pode ser por ligação telefônica ou acesso à internet. A partir de duas horas, a empresa deve fornecer “alimentação adequada”. Com quatro horas, é preciso providenciar acomodação.





Data: 12/06/2011
Veículo: Blog de Economia - Tatiana Nascimento
   Dicas para uma viagem tranquila

As dicas abaixo foram obtidas junto ao Ministério do Turismo, associação Proteste, Fundação Procon e Las Mochileras de Tacón. Confira, anote, imprima, para depois não pagar mico na viagem.


COMPRA EM AGÊNCIA DE VIAGEM

* A pesquisa de preços é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem

* É preciso ter acesso aos valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor

* No contrato deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade

* As cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem maior atenção, sobretudo quanto à possibilidade de alterações nos hotéis, passeios, taxas extras e transportes

* Guarde uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato

COMPRA PELA INTERNET

* Consulte alguém que já tenha estado no local escolhido e/ou busque informações mais precisas

* Ao acessar sites de passagens ou hotéis, procure os comentários dos usuários sobre os locais e as empresas

* Entre também nos sites dos hotéis e, se possível, depois de fechar o pacote, procure enviar um e-mail confirmando a reserva

* Quando fizer a reserva saiba quais são as normas de cancelamento. Imprima todas as reservas para serem apresentadas no local

* Em caso de pacotes nos quais são oferecidos serviços, imprima a programação

CRUZEIROS MARÍTIMOS

* Faça uma pesquisa levando em conta o preço total, opções de pagamento, duração do passeio, locais de saída, se o preço abrange o transporte terrestre ou aéreo até esses locais, número de refeições diárias, hospedagem nos portos visitados

* Procure saber também se os custos referentes a passeios estão inclusos, taxas portuárias, taxas de serviços que substituem a famosa gorjeta, a categoria da cabine e, muito importante, a sua localização. Outra dica é verificar junto ao seu agente sobre eventuais promoções

* Informe-se previamente sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorização para viagens de menores

* Fique atento a utilização de celular, pois a ligação poderá sair muito cara. Dependendo da origem (bandeira) do navio, sua ligação poderá ser considerada como internacional

TRANSPORTE AÉREO

* Com uma hora de atraso, o passageiro já passa a ter direito à facilidade de comunicação, que pode ser por ligação telefônica, acesso à internet (telepatia não vale)

* A partir de duas horas, a companhia vai ter que dar “alimentação adequada” ao cliente (amendoim não vale)

* Após quatro horas, a empresa deve providenciar acomodação em local adequado e, quando necessário, serviço de hospedagem

* Em caso de overbooking, a empresa deve providenciar imediatamente a reacomodação no próximo voo disponível, próprio ou de terceiro

* A bagagem será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Quando isso acontece, deve-se procurar o balcão da companhia

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

* Sempre que desejar alugar um carro para viajar pelo Brasil, certifique-se, previamente, se possui o cartão de crédito solicitado como garantia pela locadora

* Ao alugar um carro não assine notas ou faturas em branco. Se a empresa fizer essa exigência, denuncie o fato, imediatamente, a um órgão de defesa do consumidor

* Verifique as condições do carro: se possui arranhões ou algum dano aparente. Se houver, coloque a observação no contrato e fique com uma cópia

* As despesas extras – seguros opcionais, impostos e combustíveis – deverão ser pagas no local de devolução do veículo

* Se alugar um veículo em outro país, verifique antes de viajar se pode pagar as diárias adiantadas no Brasil ou se tem de pagá-las no país onde vai retirar o veículo