7 de fevereiro de 2011

Turismo com Dan Brown em Roma

Oito de dez pessoas já devem ter lido o livro ou assistido ao filme Anjos e Demônios, escrito por Dan Brown. O enredo conta a história do professor simbologista Robert Langdon – interpretado por Tom Hanks no filme – que é chamado pelo Vaticano para ajudar na investigação dos sequestros de cardeais provocados por uma sociedade secreta... Na verdade, não vamos falar do livro ou do filme, mas contar como Brown, nas entrelinhas, também pode ser um bom guia turístico religioso por Roma.

(Divulgação)
Cenas do filme mostram os mistérios do turismo religioso em Roma

Para nós, foi uma linda experiência passar pelos locais descritos por Brown e ver que, de fato, é tudo igual como no livro. Conversando com italianos, tivemos a confirmação de que a descrição do autor é perfeita. Por isso, separamos alguns locais imperdíveis que estão na ordem do enredo.

Piazza e Basílica di San Pietro
Assim que entramos no Vaticano, foi o primeiro que vimos. Tudo lá é grandioso e espetacular. Andando pela praça, você encontra desde monges, padres, irmãs, peregrinos até grupos de turistas de todas as nacionalidades. Quando ficamos paradas na praça por alguns minutos, lembramos logo do início do filme, em que o corpo do "papa falecido" desce pela rampa da basílica, vai até a praça e circula o obelisco.

Sim, observamos atentamente para as janelas da basílica para ver se o papa dava um tchau, mas sem sucesso. Já ao entrar na basílica, o visitante é surpreendido pela extraordinária estrutura do lugar. A entrada é gratuita, mas aconselhamos chegar cedo para não pegar tanta fila. É aqui que começa e termina o enredo.

(Imagens: Rafaela Aguiar |  Paulo Pinto/ Fotos Públicas)
Basílica di San Pietro vista da Piazza de San Pietro
Visitante é surpreendido pela estrutura da basílica

Capella Sistina
Ainda dentro da cidade católica, visitamos a capela, que fica dentro do Museu do Vaticano – onde se paga a salgada tarifa em euros, mas vale a pena. Chegue cedo também, pois a fila é monstruosa. Antes de entrar na capela, já esbarramos nos seguranças do museu, igual aos que têm no filme. Sim, bem chatos e grossos, pedindo para guardar a câmera. Infelizmente, não se pode fotografar a beleza pintada por Michelangelo nas paredes e teto. 

(Imagem: internet)
Dedo de Deus está pintado no teto da capela

Lá, é onde acontecem as reuniões do Conclave, quando se escolhe o novo papa. Local também descrito no enredo. Fiquem o tempo que precisar para ver cada detalhe, como a famosa imagem do dedo de Deus tocando no de Adão. 

Pantheon
É um dos mais importantes e imponentes templos romanos, além de ser considerada a igreja mais antiga e bem preservada da cidade. Ver esse monumento no meio de edifícios, restaurantes e lojas é o mesmo que estar em um museu a céu aberto, assim como toda a cidade. Você também escuta todo tipo de idiomas e se diverte com atores fantasiados de romanos tirando fotos com crianças e até adultos. A entrada é gratuita. Ah, lá está o túmulo de Rafael.


( Nicke L/Wikipedia)
Ponto de encontro de turistas, com bares e restaurantes

Piazza del Popolo
No meio da praça, o Obelisco Flamino, erguido no Egito e trazido para Roma pelo imperador Augusto. Lá, você ainda encontra um toque de Bernini com as igrejas S. Maria di Montesanto e S. Maria Del Miracoli, além da Chiesa de Santa Maria del Popolo, que tem traços de Rafael. O mais interessante dela é a sua arquitetura: pois é onde começa (ou termina) as vias di Ripetta, del Corso e del Babuino. Você percebe a confluência quando vai até o meio da praça. Espetacular!


(Rafaela Aguiar)
Obelisco Flamino na Piazza del Popolo

Tombe dei Papi
No filme, a tumba papal aparece um pouco na penumbra e não dá para ver muitos detalhes. Mas é onde estão os túmulos dos antigos papas, no subsolo da Basílica di San Pietro. Nenhum é igual ao outro e se diferenciam com desenhos, formatos e tamanhos. Quando for, vai ser comum encontrar dezenas de pessoas ajoelhadas na frente do túmulo do Papa João Paulo 2. Ah, também não é possível tirar fotos e a entrada é gratuita.

(Imagem: internet)
As tumbas dos antigos papas ficam no subsolo da basílica

Piazza Novona
É nessa praça que o professor Langdon consegue resgatar um dos cardeais na fonte central, a Fontana dei Fiumi. Quando passamos por lá, em janeiro de 2011, estava acontecendo uma grande feira de artesanato que acontece durante as festividades de fim de ano até o Dia de Reis.

Conhecemos a praça de dia e de noite: linda em qualquer horário! A fonte central é espetacular, com água de tom azul bem claro. Também criada por Bernini, a fonte tem um obelisco que representam quatro rios (Ganges – Ásia; Nilo – África; Danúbio – Europa; da Prata – América). Nos extremos da praça, que é rodeada de agradáveis cafés e restaurantes (caros!), ainda têm as Fontanas del Moro e del Nettuno. Ah, a nossa embaixada fica por lá. 

(Rafaela Aguiar)
Fontana dei Fiumi na Piazza Novona

Castel Sant’Angelo
Bom, chegamos a um dos momentos cruciais do enredo, pois é no castelo que o personagem Langdon descobre o esconderijo do iluminati que tinha sequestrado os cardeais. Por fora, o castelo tem uma fachada monumental. Vale ao menos passar por ele, pois é cobrada uma tarifa em euros para entrar. Fica do ladinho do Vaticano e abriga o Museo Nazionale di Castel Sant’Angel. O castelo fica às margens do rio Tevere, que corta a cidade e, a sua frente, tem a Ponte Sant’Angelo, com diversas e belas estátuas de ponta a ponta, dos dois lados.

(Imagem: BLueFiSH.as/CC BY-SA 3.0/ Wikipedia)
É no castelo que passa um dos momentos mais cruciais do enredo

Assim, terminamos o nosso passeio com Dam Brown por Roma!

Para quem ainda não viu o filme:


Ou ainda não leu o livro:

Sugestão de compra

4 comentários :

  1. Quero ir em Roma, nesse ano. Ainda não tive o prazer e prometo usar o post como referencia! Beijos enormes, Anniha.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, eu AMO Roma! Pra mim é uma das cidades mais espetaculares que existem! Já vi o filme do Dan Brown, mas tenho vontade mesmo é de ler o livro, pois as descrições dele são muito boas. Aliás, que tal fazer um post similar falando de Paris e o Código Da Vinci? ;) Estive no Louvre ontem (que chique!) e me lembrei bastante do livro! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. vai mesmo, anninha! roma é espetacular!!
    em breve, publico outros posts com mais informações sobre a cidade. lá, a história é viva!!
    =*

    ResponderExcluir
  4. juli, o livro é perfeito e melhor que o filme! o post de Paris e Código Da Vinci já está na lista sim! em breve, vou passar na locadora para dar uma filada no filme!!hehehehe... valeu pela dica! =)
    ah, o louvre... morri quando vi as pirâmides de vidro!! *.*
    =*

    ResponderExcluir