(Farrukh/Flickr)
Durante a nossa primeira ida a Paris (França), decidimos provar a gastronomia local em um bom restaurante e, por sugestão de uma local, experimentamos, o moelleux au chocolat acompanhado com um sorvete de creme. Quando a sobremesa chegou, vimos a semelhança com o petit gâteau.
Comentamos com a francesa como o prato se chamava no Brasil e descobrimos que petit gâteau, para eles, significa apenas um bolinho qualquer pequeno e só, sem sorvete. Se não é francês, de onde ele surgiu exatamente?
(francescahuynh/Flickr)
Na verdade, existem várias versões. A que mais defendem é que o nosso petit gâteau foi criado nos Estados Unidos, na década de 90, quando um aprendiz de chef de cozinha deixou passar do ponto um tal bolinho de chocolate criado por um famoso chef. Por lá, a sobremesa foi sucesso e, como todo brasileiro (de modo geral, claro!) adora a cultura norte-americana, caiu na graça dos nossos cardápios em 1996.
O nome petit gâteau foi meramente idealizado para chamar essa sobremesa. Além disso, para os franceses, o prato é desconhecido, porque, além de um bolinho qualquer, petit gâteau pode conotar a biscoito. Se você assim como nós, achava que estava comendo uma sobremesa francesa, não se desespere achando que foi enganada esse tempo todo. A composição da sobremesa sim remete a uma origem francesa, pois lembra diversas sobremesas, inclusive o moelleux au chocolat.
Independendo da sua origem, petit gâteau é o que há de melhor do mundo das sobremesas!
Ahhhhhh que triste que o petit gâteau não é o nome da sobremesa de lá. Vou comer mais nunca!
ResponderExcluirFiquei de cara no chão também.
ResponderExcluirUma pena! Jurando que estava abalando na gastronomia francesa!! Bom, pelo menos, viajar também é cultura! =)