10 de agosto de 2015

Viajo, logo tenho estilo!

Já parou para pensar por que você tem um desejo insaciável de viajar? Nós sim. Viajamos porque estamos em uma constante busca para definir e redefinir o nosso estilo. Você deve estar se perguntando: “Mas o que tem a ver viagem e estilo?” Por incrível que pareça, os dois têm muito mais em comum do que imagina. Um define quem você é, enquanto o outro ajuda nessa construção de si mesma. Já adiantamos que não é uma visão poética e romântica do significado “viajar”, muito pelo contrário. Ficou curiosa? Explicamos tudo tim-tim por tim-tim para você.

(Foundry/Pixabay)

Estilo não é moda

Primeiro, precisamos definir bem o que significa estilo. Se você acha que tem alguma relação com a moda, está equivocada. Moda não é estilo e nem vai dar um a você. Além disso, a pessoa que gosta de estar na moda, por exemplo, não significa que tem estilo. Ui, duro ler isso! Mas é a pura verdade.

Moda é um desejo, uma necessidade estética, um fenômeno cultural, um movimento estético, uma indústria que nos serve e que servimos a ela. Como já dizia a eterna Coco Chanel, “a moda passa, o estilo permanece”.

Então, o que é estilo?

De alguma maneira, todos nós temos estilo. Talvez alguns mais desenvolvidos e mais definidos que outros. Estilo, na verdade, é a manifestação da sua personalidade. Ele pode dar uma série de certezas a você: quem é, onde está, porque está nesse lugar e para onde deseja ir.

(SplitShire/Pixabay)


Consequentemente, o seu estilo é refletido na forma de você se mover, de falar, de se expressar e vestir. Mas e a moda, onde entra nisso? Antonio Gonzalez de Cosío, no seu livro El Libro del Estilo, explica: “descobri que a moda me encanta porque é uma forma de expressão e que a roupa vai além de um objeto utilitário.”

Não compre roupa. Invista em estilo

“Investir em estilo será o melhor dinheiro gasto da sua vida”. Essa frase de Antonio que encontramos em uma das páginas do seu livro pode parecer estranha para você. Mas se a frase dele fosse escrita assim: “Investir em educação será o melhor dinheiro gasto da sua vida.” Agora, tudo faz mais sentido, verdade?

Como explicamos antes, ter estilo não significa estar na moda ou sair comprando roupas durante cada viagem. Caso você esteja na busca do seu, é preciso adquirir conhecimentos, conhecer a sua cultura e dos outros. Você pode construir seu estilo lendo um livro, assistindo um filme, visitando um museu, estudando novos cursos e, claro, viajando.

(RyanMcGuire/Pixabay)

Busque estilo viajando

Mochileira, o mundo está repleto de coisas para conhecer, provar, conquistar. Não fique na sua zona de conforto, viaje e vá por elas. Pode ter certeza que vai ajudar você a reconhecer e desenvolver o seu estilo, melhor, você mesma.

Por isso, dizer que viajar é o melhor gasto da sua vida também faz mais sentido, já que muitos por aí negam essa afirmação. Viajando, conhecemos os usos e costumes dos outros lugares, e isso nos inspira e sensibiliza. Enfim, uma viagem é praticamente um curso intensivo de cultura.


(Sascha Kohlmann/Flickr)

Sim, para viajar, é preciso ter dinheiro, mas atualmente não é preciso ser rica para isso. O segredo está no seu planejamento financeiro. Também não é preciso viajar para Europa e passar dias em Paris ou embarcar para Nova York e torrar dólares na 5ª Avenida para ter estilo. Muito menos viajar mais de uma vez por ano ou sempre para o exterior.

Procure pelo destino que mais se encaixa no seu orçamento, pelos melhores preços de passagens aéreas e hotéis que você pode pagar. Lembre-se que, para ter estilo, não precisa voltar com a mala lotada de roupas, sapatos ou acessórios. O que vale é a experiência vivida durante toda sua viagem!

Recomendamos apenas que evite repetir o destino, principalmente se a grana está curta. Nem fazer um intensivo pela Europa, por exemplo, de cinco países em 15 dias. Escolha aquele ou aqueles que você quer conhecer muito e siga essas orientações de Antonio, que fazemos também as nossas: Observe muito. Olhe como as pessoas se vestem, falam uma com as outras, se desenvolvem; quais atividades gostam de fazer, se são especiais e que elas sejam sua identidade como povo.

(stokpic/Pixabay)

Fazendo essa lição de viagem, a sua mente estará mais aberta e a sua percepção das coisas estará mais refinada. Tudo isso será refletido na sua personalidade e, claro, estará no seu estilo.

Um comentário :


  1. I must thank you for the efforts you've put in penning this website. I am hoping to see the same high-grade content by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own website now ;) hotmail sign in

    ResponderExcluir