12 de janeiro de 2015

#FicaVaiTerBolo: Aniversário de Belém

Uma mistura de ritmos e de raças, com um toque cultural indígena e o gosto pela terra. É o "Portão de Entrada da Amazônia" e faz qualquer visitante cair no ritmo do carimbó. Estamos falando de Belém, a capital do Pará, que completa 399 anos. A cidade hoje está em festa e tem uma programação cultural com diversão garantida. Se você está pela cidade, comemore a data desfrutando a história, a cultura, as cores, os cheiros, os sabores e a natureza de Belém.

(Visit Brasil/Flickr)
Belém, a porta de entrada da Amazônia


Mochileiro católico? Então, deve fazer uma parada na famosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que tem a maior procissão católica do País. Ela terá uma programação especial de aniversário da cidade. Aproveite também para dar um passeio por Icoaraci um dos mais lindos pontos turísticos de Belém e onde a cidade tem o seu polo de artesanato especializado em cerâmica indígena.

(Visit Brasil/Flickr)
Artesanato em cerâmica indígena

O passeio segue pelo Parque Ecológico Mangal das Garças, com as principais espécies da flora paraense e às margens do Rio Guamá. Se deu fome, a parada é obrigatória no Mercado Ver-o-peso, um dos maiores da América Latina a abastecer o norte do Brasil com produtos típicos da região. A sua estrutura é toda feita de ferro que foi trazida da Inglaterra. Em 1977, o complexo foi tombado pelo Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional.

(Imagens: Visit Brasil/Flickr)
Mangal das Garças
Mercado Ver-o-peso
Vendedora no Mercado Ver-o-peso

Depois do passeio, caia no ritmo do carimbó. Para comemorar a data, a cidade terá uma programação especial hoje com uma festa gratuita na Praça Batista Campos, com as principais bandas regionais, como Batidão, Marcella Martins e Joelma Kláudia. Se você fica até o dia 16, pode curtir o grupo RBA, que promoverá o "Sarau Belém - 399 anos de Prosas e Versos", no Teatro Cláudio Barradas, às 20 horas.

Aumente o som!



*Com informações do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário