9 de janeiro de 2015

4 dicas para curtir o verão e preservar o meio ambiente

As férias de verão são sempre esperadas com ansiedade pelos mochileiros. Muitos procuram as praias e áreas verdes com lindas paisagens para descansar e recarregar as energias. A natureza proporciona isso a todos os viajantes, mas será que cuidamos dela? Foi pensando nisso que separamos algumas dicas verdes que vão ajudar na preservação do seu destino escolhido. Assim, ele continuará lindo para o próximo verão e para outros mochileiros como você.

(Visit Brasil/Flickr)
Guarapari, Espírito Santo


Preparativos antes da viagem
Procure saber sobre o seu destino com antecedência para montar uma mala prática e inteligente. Dê preferência às roupas que não necessitam passar e que combinam entre si. Além disso, não é só o destino que precisa ser cuidado. Apague todos os aparelhos eletrônicos antes de sair de casa, inclusive os em estado "stand by". O meio ambiente agradece e o seu bolso também!

Escolha o local ideal
Prefira as hospedagens que estão próximas aos lugares que deseja conhecer e faça boa parte dos seus passeios caminhando ou alugue uma bicicleta, por exemplo. Você economiza no transporte e ajuda a diminuir a emissão de poluentes. No hotel, evite o uso excessivo de água e peça para trocar as toalhas e roupas de cama apenas se for necessário. Lembre-se que 60% do consumo de água nos hotéis estão ligados à hospedagem.

Recolha seu lixo
Não encontrar lixeiras com facilidade durante o seu passeio não é motivo para jogar ou deixar o lixo por onde passou. Guarde os restos em uma sacola (retornável, de preferência) e, quando encontrar alguma lixeira, deposite tudo o que usou. Não queime e nem enterre o lixo produzido na praia. Além de poluir, pode machucar outro mochileiro ou prejudicar algum animal.

Escolhas conscientes e verdes
Evite desperdiçar alimentos e desfrute as comidas da estação do local visitado. Outra dica é optar por restaurantes que possuem práticas sustentáveis, como aqueles que evitam o desperdício de comida e pratos preparados com produtos locais e sazonais.


*As sugestões foram apresentadas pelo Governo Federal em parceria com o projeto Passaporte Verde, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Nenhum comentário :

Postar um comentário