13 de julho de 2011

Pra comer de nariz fechado!

Mochilera Sabri

Vivemos num país onde as opções de frutas tropicais é muito vasta e, a maior parte, deliciosa! É tanta variedade que quando viajamos de uma região para outra nos surpreendemos com frutinhas que ainda não tínhamos provado ou que não são tão populares onde moramos. Aqui em Pernambuco, por exemplo, já ouvi muito turista se impressionando com o sabor da seriguela, do cajú, do cajá... Quando vou ao Sudeste, gosto de comer framboesa - que aqui no Nordeste só é encontrada em iogurtes e geléias (na maior parte, artificiais).

Na Ásia a variedade não é tão grande. Mas tem uma fruta bastante popular que é usada em muitas receitas e tem uma aparência bem similar ao da nossa jaca. O único problema é que para comer essa frutinha é preciso arcar com o prejuízo de ser escanteado por alguns dias devido ao cheiro que ela deixa na pessoa (diz a lenda que dura uma semana) e é bom estar em casa, já que em lugares públicos o consumo da fruta é proibido. ahahahah Acreditam? Tudo isso por conta do forte odor que ela exala!! Uma verdadeira bomba atômica!!


(Crédito: fruitpedia)
Na Ásia é comum encontrar Durians à venda em barraquinhas


O fruto proibido se chama Durian. O cheiro do negócio é tão poderoso (ou a catinga, como falamos aqui no NE) que em Cingapura há placas nos metrôs que ilustram, ao lado das orientações de não fumar, não carregar produtos inflamáveis e não entrar com comidas e bebidas, a informação de que não é permitida a entrada do Durian nos vagões. Acreditaram agora que o cheiro da danada da Durian? imaginem então abri-la num lugar fechado com ar-condicionado??


(Foto: internet)
No durians: no metrô de Cingapura é proibido consumir a fruta

Pois bem, mas não pensem que por conta desse "cheiro exótico" (arghh) o pé da fruta é exterminado ou os frutos são enterrados bem longe da cidade. Ao contrário, os cingapurenses (é assim que se fala?) não ligam para o fedor da danada e se deliciam com a iguaria que, PASMEM, vários relatos dizem que é bem saborosa. O apresentador Zeca Camargo é um deles, veja só como ele reagiu ao ser apresentado ao Durian: "Pensei bem e criei coragem de ir ao mercado. Eram poucos os que estavam ali a desfrutar o tal néctar, mas um cara que comia com a melhor cara do mundo me ofereceu pra tirar um naco da fruta dele. Cheguei perto e, de fato, o cheiro era insuportável, meio podre, meio azedo, meio carniça (...) acredita se eu disser que estava uma delícia?".

Não é só o sabor que faz as pessoas enfrentarem o cheiro. O mito (ou verdade) de poder afrodisíaco e energético também são promessas da fruta, que são os aperitivos preferidos de muitos jovens após a balada (ainda bem que é depois!). O gosto do Durian agrada tanto o paladar dos asiáticos que inspirou até sabor de preservativos –  que dureza, com perdão do trocadilho.



                                                                                             (Foto: internet)
Camisinha sabor Durian




E você, encararia?
Já ouvi que é possível encontrar essa fruta no Brasil, alguém confirma? Se já provou por aqui ou na Ásia, ou pelo menos conheceu, conta pra gente. Comentem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário