14 de novembro de 2014

Casa do Rio Vermelho, a casa de Jorge Amado

Já imaginou estar no mesmo lugar onde “Capitães da Areia”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Tieta do Agreste” e “Gabriela, Cravo e Canela” foram escritos? Então, se está de férias por Salvador (BA), tem passagem obrigatória pela rua Alagoinhas, mais especificamente na casa de número 33, do bairro Rio Vermelho. Lá, está a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, que guarda as memórias e obras de um dos mais importantes escritores brasileiros e da sua esposa.

A casa de Jorge Amado está de portas abertas para as mochileiras amantes da literatura brasileira sempre de terça a domingo, das 10h às 17h. O dono da residência pode não estar presente, mas você pode interagir com uma série de projeções e vídeos que são transmitidos por alguns cômodos. São trechos de obras e depoimentos daqueles que conviveram com o casal.

Ainda não conhecemos a casa, mas a gente se arrepia de emoção só de ver as fotos. Se você já deu uma passadinha por lá, conta para nós a sua experiência. Queremos saber como é estar na residência de um dos mais famosos (até pelo mundo afora!) escritores brasileiros. Porque “visitar” Jorge Amado é uma honra. Faça parte da lista seleta que já marcaram presença, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Jack Nicholson...

(Imagens: Valter Pontes/Agecom Salvador)
Visitante conhece a história e intimidade de Jorge Amado

Até “Gabriela” está toda orgulhosa:


Ficamos muito contentes com a abertura da casa. Porque, além de ser uma homenagem a um dos grandes nomes da cultura brasileira, é a preservação da nossa história, do nosso patrimônio. É uma oportunidade inigualável de estar mais próximo do autor dos seus livros favoritos, assim como mostrar para o mundo quem somos.

O mesmo já aconteceu lá no Recife (PE), mais especificamente no bairro de Apipucos. É a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, onde viveu o ilustre sociólogo e escritor Gilberto Freyre e sua esposa. Faz um tempo que conversamos com o seu neto, que deu detalhes sobre o autor de “Casa-Grande & Senzala”. Confira a entrevista no post O que meu PE tem: Gilberto Freyre.

Ah, você pode ver mais fotos da casa de Jorge Amado no álbum Casa do Rio Vermelho, a casa de Jorge Amado na nossa fanpage do Facebook.

Serviço:
Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai
Rua Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho – Salvador (BA)
Dias de visitação: De terça a domingo
Horário: Das 10h às 17h

Nenhum comentário :

Postar um comentário