25 de janeiro de 2012

Parabéns, São Paulo! _o/

Mochilera Rafa

Hoje, vai ser uma festa. Bolo e guaraná. Muitos doces pra você. São Paulo, é o seu aniversário. Vamos festejar e os amigos receber. Pois bem, a terra da garoa completa 458 aninhos de muita história e, nada mais do que justo, comemorar a data fazendo um pouco de turismo pela cidade, porque o presente é mais nosso do que dela. Isso me fez lembrar o comentário de uma pessoa quando disse que estava trocando os santos São João por São Paulo: “Vais fazer o quê lá, numa cidade em que o povo só faz trabalhar e cheia de engarrafamentos?” Irada, respondi que, como já tinha certa simpatia pela cidade, queria parar e conhecê-la de verdade, porque todas as vezes que fui antes era sempre correndo a trabalho, voltando logo na manhã do dia seguinte. Fui e não voltei satisfeita... Não deu tempo de conhecer tudo o que a aniversariante de hoje tem a mostrar, ficando aquele gostinho de quero mais!

Então, está por São Paulo por esses dias ou vai ainda? Bota aquele sapato mais confortável e vai bater perna pela cidade, que está 24 horas (praticamente) “ligada na tomada”. Tem o que fazer de manhã, tarde e noite, de segunda a segunda. A minha sugestão é, antes de sair do hotel, ou até mesmo antes de desembarcar lá já fazer um resumão do seu roteiro: Compras? Farra? Passeios diversos? Assim, fica mais fácil de organizar cada dia e não perder as oportunidades que a cidade oferece. Também fique atento às programações de teatro, exposições, shows, festas e boa diversão. Ah, mas a homenagem das Mochileras de Tacón não termina aqui. Como disse, a cidade comemora aniversário, mas o presente é nosso! Daí, vamos sugerir alguns cantinhos da capital paulista para visitar num fim de semana. Pega papel, caneta e se prepare para anotar tudo. Vamos lá?


(Crédito: Rafaela Aguiar)
Parabéns, "Sum" Paulo: Vista do Edifício Itália, outra dica de visita

Que tal começar com um café da manhã bem paulista? Corra para a padaria mais próxima para comer aquele pão na chapa e café com leite espertos. Bom, tem padaria para todos os bolsos e gostos. O ideal é ir com bastante fome, porque tem é delícias esperando por você! Então, depois do café reforçado, hora de bater perna. Suba e desça a Avenida Paulista, pois por ela você encontra um monte de coisas para fazer, como compras (inclusive de eletrônicos chingue-lingues), visitar o Masp, a Casa das Rosas, o Parque Trianon. Vale também dá uma passada no bairro de Pinheiros e visitar, nos sábados, a feira que tem na Praça Benedito Calixto. Lá, você encontra diversas barraquinhas com antiguidades lindíssimas. Uma boa para fazer aquela compra baratinha e descolada. Por falar nisso, a feira é bem cultural e tem apresentações artísticas na praça de alimentação. Algo bem cult.

Preferindo algo mais popular, o ideial é ir ao Mercadão. Ver aquela movimentação de gente vendendo e comprando aquelas delícias que estão expostas. Para entrar no clima, vá até a parte de cima onde tem os bares, para comer aquele sanduíche com mortadela (alguém pode me trazer ou mandar um pra mim?) e os pastéis diversos de lamber os dedos. Das vezes que fui, praticamente disputei uma mesa a tapas, mas comi e MUITO. É a pedida para o almoço de sábado, podendo ser antes de passar lá pela 25 de Março, que fica nas proximidades. Por falar em compras, vale também dar uma passada na Zé Paulino, uma rua que fica no bairro do Bom Retiro, ontem tem diversas lojas que vende no atacado ou no varejo no esquema de quantidade mínima de peças. Aproveita que está por lá e dá uma passada no Parque e na Estação da Luz. Ah, no Museu da Língua Portuguesa também. Passagem obrigatória! Por falar em museu, tem um que considero importante, até para conhecermos um pouco da história brasileira: o Museu do Ipiranga. Lá, também tem um parque lindo. Eita, não podemos esquecer do Parque do Ibirapuera para fazer aquele passeio e piquenique gostosos.


(Crédito: Arquivo pessoal)
Mercadão: Vai um sanduíche com mortadela ai? 

(Crédito: Rafaela Aguiar)

Parque da Luz: Um cantinho verde para dar aquela paradinha 

Bom, chegou a noite. A gastronomia paulista é muito fora do comum (de gostosa) e se encontra de tudo um pouco. Hum... que tal passar no Bexiga e comer aquelas delícias italianas, hein? Também pode ser uma opção de início de noite os bares da Madalena. Um início que pode se estender às noitadas, não é mesmo. Um cantinho para farra que gosto muito é a Rua Augusta, que já é movimentada por si só. Ou seja, se quiser, fica de bobeira na rua mesmo! Quem quiser algo mais light pode optar por peças de teatros ou aquele cineminha mais descolado. Sei que tem tantos outros lugares para se visitar em São Paulo. Esse rápido roteiro foi só para dar um gostinho do que a cidade tem para fazer e mostrar que os paulistas não trabalham apenas. Ok, pode até parecer romantismo demais falar da cidade dessa forma, mesmo sendo suspeita de comentar qualquer coisa, mas é isso mesmo e defendo até o fim: “Sim, São Paulo não é só para trabalhar não! Visite e comprove”.

Alguém ai tem mais alguma sugestão do que fazer na cidade? Conta! =)

Confira o que já falamos de São Paulo:
Oásis, quer dizer, parques em São Paulo
- #Ficaadica: Que tal um pão na chapa e um lanche bem esperto baratinho?
- #Estasdebroma: Não duvide da capacidade da sua mãe!
- #Amyfeelings: em Londres, ela escolheu Camden Town. E se fosse brasileira?

Serviço:
http://www.cidadedesaopaulo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário