26 de setembro de 2011

Um “OLÉ!” para as touradas

Mochilera Rafa

As polêmicas touradas chegam ao fim na região da Catalunha, na Espanha. No domingo (25), foi realizada uma última disputa entre touro e toureiro na arena de Barcelona. O incrível é que os ingressos se esgotaram, cerca de 18 mil pessoas bateram o ponto por lá, segundo notícias da mídia local. Todo mundo deve ter corrido para assistir o embate, mesmo que a popularidade das touradas tenha perdido força na região nas últimas décadas. Isso está acontecendo porque existe uma proibição regional às touradas, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2012, já que a Catalunha proibiu, em julho de 2010, após um abaixo-assinado organizado por ativistas dos direitos animais. As touradas foram realizadas durante 624 anos na região. Enquanto isso, em Madri, a Plaza de Toros de Las Ventas continua firme!


(Crédito: Rafaela Aguiar)

Detalhe de uma das estátuas na frente da Plaza de Toros

Foi ai que me lembrei da minha rápida temporada na capital espanhola e quando visitei... Na verdade, matei aula com uma amiga brasileira da escola (abafa!) para visitar a Plaza de Toros. Acho que é um dos lugares que são obrigatórios para serem visitados por lá. Além de ainda acontecerem alguns espetáculos (não assisti a nenhum), eles têm o projeto de visita guiada pela arena. O guia conta todos os detalhes, segredos, como funcionam as touradas, mostra como os toureiros se vestem, falam da cultura desse espetáculo... enfim, você vai ficar sabendo de tudo que aconteceu e que ainda acontece, além de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. A visita não é apenas pelos corredores e arquibancadas, mas também dentro da arena. É espetacular ver todo aquele monumento lá debaixo. Ai, você começa a imaginar tudo o que o guia fala para você. 

Eu só não esperava que teria um “spam metal” tão real e aterrorizante ao pisar naquela arena. Após o guia explicar como fazem para preparar o touro antes de enfrentar o toureiro, entramos na arena e ficamos à vontade circulando por lá. Sabe aquelas “lanças” em cima do animal, tipo no dorso? Pois bem, servem para o pobre bicho perder sangue, ir ficando mais fraco e desnorteado. Então, voltando à arena... circulando, vi uma coisa estranha no chão e chamei minha amiga para tentarmos identificar o que era. O guia percebeu, chegou até nós e disse: “Sim, isso é sangue de touro. Ontem, teve um espetáculo e não deu tempo de limpar tudo. Vou avisar a organização.” Ok, se era para ser uma visita realista e assustadora, o guia conseguiu. Fiquei transtornada vendo aquilo, chegando ao ponto de fotografar para registrar e ver depois, porque não estava acreditando.

(Crédito: Rafaela Aguiar)
Sangue de uma tourada no dia anterior a minha visita


Não quero contar todos os detalhes da visita, para não perder a graça e também não recordo de muita coisa (já que se passaram quatro anos). Uma coisa posso dizer: não é só touros que morrem, toureiros também, assim como touros sobrevivem pelo seu bom desempenho na arena, mas nem é maioria. Nem todos os toureiros levam a orelha do animal e saem da porta principal carregados nos ombros como O vencedor. Bom, aconselho àqueles que querem ver uma tourada de verdade por lá fazer uma visita guiada antes, para terem certeza se realmente querem ver o que alguns chamam de “carnificina”. Digo isso porque uma de minhas colegas de apartamento definiu assim a tourada ao ver uma na Plaza de Toros. Deve ter alguma emoção nisso tudo, até porque não seria à toa que ainda existisse. 

Com touradas ou não, vale muito fazer um rápido turismo por lá. No site deles (www.las-ventas.com), vocês ficam sabendo dos períodos dos campeonatos (ainda é quase como um de futebol, não sei como é a "concorrência" com os jogos do Real Madrid. Só sei que os toureiros ganham uma boa grana também) para notar na agenda e conferir um dos espetáculos. Para quem só quer visitar, tem o guia virtual das visitas com todo o serviço (horários, preços, contatos e como funciona o tour) lá no site, mas você pode ir direto ao documento clicando aqui. Ah, para chegar lá, pegue a Linha 2 do metrô e desça na estação Ventas. Vale lembrar que as visitas só acontecem pela manhã (por isso, matei aula!).


(Crédito: Rafaela Aguiar)

Área interna da Plaza de Toros



Ah, dá uma passada no nosso álbum Madri – Espanha, no Flickr, tem fotos exclusivas da Plaza de Toros de Las Ventas. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário