19 de setembro de 2011

Turismo no metrô

Mochilera Rafa

Recebi, no último fim de semana, um email da minha querida amiga jornalista Dulce Reis (@dulcereis), sugerindo um vídeo que me tirou o fôlego e fez relembrar das minhas aventuras na tão querida Cidade Luz, Paris. Na verdade, o tal vídeo despertou um certo sentimento que estava adormecido, já que pelas minhas bandas (Recife-PE) eu não consigo alimentá-lo com uma certa frequência, quer dizer, nunca (no decorrer do post, vocês vão entender). Pode parecer coisa de uma pessoa perturbada do juízo (talvez seja), mas tenho uma paixão pelos metrôs. Sim, METRÔS. É, isso mesmo, fiquem rindo, mas deixem só explicar o motivo que vocês vão me entender, e quem sabe, até concordar comigo, ou se apaixonarem também por ele.

Bom, o vídeo que Dulce me enviou foi o “Sub City Paris”, no qual mostra poeticamente o metrô dessa cidade tão inspiradora. Vou esperar vocês darem uma olhada nele antes de falar qualquer coisa sobre o assunto. Leva quase três minutinhos. Clica aqui para assistir e volta (...)



(Crédito: Reprodução)
Já fez turismo pelo metrô? É uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do lugar


Então, assistiram? O que acharam? Perfeito, não é. Quando viajo e, naquele lugar tem um sistema de metrô, faço questão de andar por ele. Sim, podemos considerá-lo como um meio de transporte público mais eficiente, principalmente quando ele proporciona chegar a qualquer lugar da cidade onde esteja usando apenas um bilhete. Já passei pelo de Madri, Paris, Barcelona, Roma, São Paulo... Lógico, cada um tem suas qualidades e defeitos. Alguns mais bonitos e limpos, outros sujos e perigosos, tem aqueles mega lotados na hora de pico e até tranquilos ao ponto de tirar um bom cochilo. Mas todos têm algo em comum: as pessoas!

É lá embaixo onde conhecemos um pouco mais o povo daquele lugar que visitamos. Sabemos como eles se comportam, como se vestem, se são apressados e estressados, se estão indo trabalhar ou voltando de uma boa balada, se tomaram café ou almoçaram, se estão apenas passeando ou indo fazer a feira da semana, se são educados ou individualistas, se estão apaixonados ou brigados, se são casados ou solteiros, o que gostam de ler e se leem algo, quantos filhos têm, o que gostam de comprar e o que vendem. Quando “turistei” por aqueles metrôs (parando alguns momentos e observando, enquanto os veículos não chegavam), posso dizer que passei por uma das experiências mais fantásticas das viagens, pois aprendi um pouco mais do cotidiano de cada um. Porque fazer turismo não é apenas visitar os pontos mais famosos e pronto. Sou da filosofia de que, para “turistar” de verdade, tem que voltar para casa sabendo do POVO daquele lugar.



(Crédito: Arquivo pessoal)
Desbravando o metrô de Madri na última viagem pra Zoropa, com Lala


Você já fez algo parecido? Um “turismo antropológico”? Conta para nós!

#Ficaadica
Pegar o metrô, de fato, em algumas cidades, é a melhor forma de um turista circular. Só precisam ficar atentos a duas coisas básicas: segurança e entender o sistema. Se estiverem com malas, fiquem grudadas a elas. Não tirem o olho, sério. O mesmo para bolsas e bolsos de calças e casacos. Sempre desconfie de quem estiver ao seu lado. Na maioria dos países, o metrô é o lugar onde as histórias de furtos são famosíssimas. Além disso, muitos sistemas são complicadíssimos, então procurem logo, assim que chegar, um mapa de todo o metrô. Se possível, antes de sair do hotel, façam uma programação, vejam a estação mais próxima de onde vão, porque dá para se perder fácil lá por baixo!


P.S.: Ah, quando falei que aqui, em casa, não ando de metrô, é que o sistema recifense não é dos melhores, além de não atender de forma eficiente a demanda da cidade. Sem falar que o metrô não é subterrâneo, já que Recife está abaixo do nível do mar e não se pensou nesse tipo de transporte como alternativa para atender o caos do futuro, ou melhor, de hoje.

P.S.2: Gente, pedimos desculpas a todos pela ausência na última semana. A partir de hoje, voltamos com todo gás, após passarmos alguns dias "mazeladas" com alguma enfermidades. Prometemos compensar o tempo perdido nos próximos posts. =)

2 comentários :

  1. Adorei o vídeo, Rafa e me deu uma vontade de voltar lá com um solzinho!!! Só fiquei pensando como estaria esse metro com o cheirinho "sempre" tao agradável do pessoal!! Hahaha. Beijao

    ResponderExcluir