Os mais conhecidos são o tradicional Carnaval de Veneza (Itália), das máscaras, do glamour e encantos daquela cidade. E o assanhado “Mardi Gras”, de Nova Orleans (EUA) com seus carros alegóricos, troca de colares e muita alopração (pra não dizer outra coisa) nas ruas americanas. Mas, e na Europa, Ásia? Será que tem Carnaval?
Glamour no Carnaval... só em Veneza mesmo (EFFE) |
Esta é a irreverência alemã durante o Carnaval. Que tal? |
Já na Áustria, o Carnaval se chama “Matschgerer” e a cada ano acontece em uma cidade diferente do país. A “folia” deles é sair para ver desfile de mascarados e bruxas, que se apresentam num estilo bem rústico, com música típica e alguns carros temáticos (pelos vídeos que vi, parece mais Halloween do que Carnaval). Na Suíça, na cidade de Lucerna, a festa dura uma semana inteira ao som de músicas eletrônicas e típicas. As pessoas também costumam se fantasiar de personagens famosos e capricham bastante nas roupas, que ajudam a aquecer do frio. Lá, tem até guerra de laranjas, assim como na Itália.
A “Battaglia delle Arance” ou Batalha de Laranjas na cidade de Ivrea, Piemonte aconteceu no último dia 6 e é o ponto alto de participação popular de um festival que comemora a libertação da tirania no país. Há desfiles de personagens medievais, fantasiados de forma bem característica daquela época. Mas a alegria toma conta mesmo quando começa a guerra de laranjas, que formam um tapete no chão (que estrago!). Se não quiser ser atingido, a pessoa tem que usar um típico chapéu vermelho que garante a “imunidade”. Assim, quem quer se proteger, encontra esses chapéus por toda a parte, vendidos em tabuleiros. E a gente reclamava da meladeira dos “ensaboados” na terça-feira de Carnaval. Lembram? kkkk
Já no Japão, o Carnaval ainda está por vir (que beleza!!!). A farra é só no mês de agosto (verão de lá) e consegue arrastar 500 mil pessoas para as ruas de Tóquio. E sabe o legal disso? Lá, o Carnaval é inspirado no nosso, com escolas de samba, carros alegóricos, músicos e passistas de biquíni rebolando ao som dos tamborins, que agitam os japoneses e brasileiros que vivem por lá. Li em alguns sites na internet que a festividade já é considerada o maior Carnaval fora do Brasil. Pra quem não aguentar esperar até 2012, taí uma opção!
Será que a japonesa samba tal como uma mulata carioca? |
É o Rio de Janeiro em Tóquio ou é Tóquio no Rio de Janeiro?
Só não consigo captar a ideia da Alemanha ter Carnaval. Não combina hehehe
ResponderExcluir