29 de junho de 2015

Descubra os benefícios de viajar sozinha e saia da sua zona de conforto

Já pensou em arrumar a mochila e desbravar o mundo por aí sozinha? Provavelmente, você deve ter tido essa vontade, mas voltou atrás após escutar que é perigoso, porque mulher não viaja sozinha ou por simplesmente achar que não tem graça e nem dá para fazer muita coisa. Confessamos algo: não é bem assim! Verdade que esse tabu imposto pela sociedade em que vivemos não ajuda muito. Mas, para a nossa felicidade, atualmente o número de mulheres que estão dispostas a deixar esse medo e (pre)conceito de lado está aumentando. Convidamos você a sair da sua zona de conforto, sentir aquele friozinho na barriga e mochilar por aí. Os benefícios são infinitos. Acredite!

(Unsplash/Pixabay)
Segundo uma pesquisa realizada pelo site de viagens TripAdvisor em março de 2015, uma em cada quatro mulheres no Brasil viaja sozinha e planeja repetir a experiência de duas a quatro vezes nos próximos 12 meses. Sabe por quê? Liberdade de escolher o que querem fazer foi a justificativa de 65% das entrevistadas.

Além disso, elas responderam que viajar sozinha ajuda a ganhar mais independência (50%), mais confiança (52%) e aprender mais sobre outras culturas (51%). E tudo isso é verdade. Porque viajar abre a mente, renova o seu espírito e aguça ainda mais a percepção do que está a sua volta. Viajar é ter estilo! Essa é a nossa filosofia.

Conversamos com duas lindas mochileiras que pensam como nós e compartilham um pouco das suas experiências de viajarem sozinhas:

Um espírito desbravador

Simone Converso, 34 anos, assessora de imprensa. Conhece 53 cidades do Brasil e do mundo, como Buenos Aires, Lisboa Santiago, Cartagena de Indias, Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Milão, Cancún, Atenas, Mykonos, Istambul...

(Arquivo pessoal)

Decisão de arrumar a mochila para sair por aí explorando o mundo: "Aos 26 anos, fiz minha primeira viagem sozinha. Sempre fui bastante independente e comecei a notar que era meio complicado conciliar datas de férias com amigas e familiares."

Motivo para viajar sozinha: "Não querer perder oportunidades de viagens por não conseguir uma companhia nas datas que tinha disponível e também sempre gostei de ter alguns momentos sozinha, fazendo uma das coisas que mais adoro, que é viajar, melhor ainda! Na minha primeira viagem, fiquei com medo, depois que vi o quão possível e prazeroso é, não tive mais."

Cuidados ao viajar: "Deixar meus endereços de hospedagem, telefones de contato, número de voos com familiares próximos, faço isso sempre. Em países de cultura muito diferente da nossa, acho que vale dar uma pesquisada sobre costumes locais pra não se meter em nenhuma encrenca."

Simone antes de viajar sozinha e Simone hoje: "Sem dúvidas. Além de despertar meu espirito mais desbravador, pude ver que sou capaz de lidar com situações inesperadas, improviso e apreciar quando estranhos ajudam você sem nada em troca. As duas vezes que morei na Espanha foram bastante marcantes na minha vida, pois pude ver as múltiplas oportunidades de vida que o mundo nos oferece."

Incentivo às mulheres que têm receios de viajar sozinhas: "Que não tenham medo e que tentem ao menos uma vez para vivenciar essa experiência. Adoro viajar acompanhada, mas nesse caso, acabamos nos acomodando em nossa zona de conforto e sentindo menos necessidade de interagir com terceiros. Viajar só nos permite conhecer pessoas e situações que, talvez, acompanhada não aconteceria."

Sem medo e apego

Sílvia Almeida, 28 anos, publicitária. Conhece 21 cidades do Brasil e do mundo, como Frankfurt, Berlim, Porto, Lisboa, Barcelona, El Quisco...

(Arquivo pessoal)

Decisão de arrumar a mochila para sair por aí explorando o mundo: "Quando eu tinha três anos, minha família se mudou de Campina Grande (PB) para Salvador (BA). Durante cinco anos, viajamos de carro entre essas duas cidades e fui me acostumando a olhar as paisagens na estrada e a tirar umas sonecas ouvindo o barulhinho do motor. Mais que isso, fui me acostumando com a ansiedade maravilhosa de viajar, de preparar a mala, de planejar tudo. 

Comecei a trabalhar aos 17 anos, e, com o meu primeiro dinheirinho, comprei um tênis e uma passagem para Crato (CE). Depois, com a bolsa do estágio, comprei minha mochila companheira de viagem. Não sei bem quando começou a vontade de viajar, mas acredito que ela não vai passar, não."

Motivo para viajar sozinha: "Quando comecei a trabalhar com carteira assinada, logo percebi que a maioria dos funcionários queria tirar férias em janeiro ou em junho. Daí, eu comecei a fugir desses períodos de alta temporada. A parte boa é a economia e a diversidade de estações, mas sempre acabava sem muita companhia, pois minhas férias não coincidiam com a dos meus amigos. 

Às vezes, dá medo de ficar sozinha, de não conseguir fazer novos amigos na viagem, de sofrer algum acidente e não ter alguém para ajudar você, mas esses medos nunca foram mais fortes que a minha vontade de viajar."

Cuidados ao viajar: "Eu gosto de planejar minhas viagens com antecedência e mandar o meu roteiro para alguém de confiança, além de outras informações, como número dos voos, os albergues/pousadas/hotéis onde estarei hospedada e os dias que passarei em cada local. 

Levo cópia de documentos importantes; só fico em albergue que tenha locker; ando e durmo com passaporte e dinheiro na doleira; procuro referências de tudo nessa vida, principalmente de hospedagem; anoto todas as informações importantes na minha agenda/diário de viagem, a bateria do computador ou celular pode acabar quando você mais precisa dela."

Sílvia antes de viajar sozinha e Sílvia hoje: "Eu era muito mais medrosa e apegada às coisas do que sou agora. Viajar pela Europa no inverno voando pelas companhias locais me ensinou a economizar na bagagem e fazer todas as combinações com as peças de roupa. Também era mais tímida e envergonhada com qualquer bobagem. Viajar sozinha serve para aprender a se virar e a se comunicar! Eu não fico com dúvida, pergunto, pergunto e pergunto. 

Antes de viajar sozinha, eu achava que precisava de companhia para tudo. Não conseguia ficar bem comigo mesma e achava que tudo seria melhor se eu estivesse acompanhada dos amigos de longa data. Viajar sozinha não quer dizer que você vai ficar sozinha o tempo todo, mas dá a opção de ficar sozinha se quiser, de mudar de programação e ficar o dia inteiro na mesma atração ou de visitar mais de uma vez o mesmo lugar. Não estou dizendo que viajar acompanhada é ruim ou menos bom, mas é diferente. Você é diferente quando viaja sozinha, e pode ser revelador se dar uns dias sozinha viajando por aí."

Incentivo às mulheres que têm receios de viajar sozinhas: "Planeje-se! Mas nem muito a ponto de ficar paranoica e nem pouco a ponto de ficar insegura. Busque referências sobre os lugares e leia com mais atenção as reclamações dos viajantes nos sites de busca de hospedagem (muitas vezes, dá para escapar de grandes ciladas).

Além de referências, sites e afins servem para encontrar viajantes com perfis parecidos. Veja as dicas que essas pessoas dão e faça amizades desde antes mesmo da viagem. Tente saber um pouco sobre a cidade que vai visitar e monte um roteiro a ser seguido sem muitas regras (afinal, você pode mudá-lo a qualquer momento).

Pergunte, pergunte, pergunte. Não deixe de ir a um lugar ou entender uma coisa só porque ficou com vergonha de falar mal o idioma, parecer burra ou sei lá o quê. Divirta-se! Sorria o máximo possível, perceba os seus desejos e entre em harmonia com eles (quem disse que não pode dormir o dia todo?). Viajar sozinha também é uma forma de se autoconhecer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário