16 de dezembro de 2014

#DoFrevoaoTango: 7 lembrancinhas argentinas que substituem o alfajor Havanna

“Vai para Argentina? Traz um Havanna para mim?” Esse era (e ainda é) o pedido mais comum entre os amigos das mochileiras que tiveram a Argentina como destino de férias. Mas parece que esse desejo incondicional de comer o famoso alfajor argentino vai acabar. A empresa tem um planejamento de expansão de franquias da marca pelo Brasil nos próximos anos. Se o Havana vai ficar ainda mais popular no País, o que levar de lembrancinha para os amigos e familiares? Confira nossa lista de 7 presentes (ainda mais tradicionais) para levar da Argentina.


Nem todo alfajor é Havanna
Sim, existem outros alfajores além dos da marca Havanna. A depender do paladar de cada um, algumas opções podem ser até mais gostosas. Você pode optar por um El Cachafaz, considerado como o alterego do Havanna. Também tem um que é bem simples, mas barato e gostoso: Jorgito. Encontre o da sua preferência em qualquer supermercado ou quiosques de doces. Atenção! Nem todos os alfajores são bons, por isso, antes de comprar como lembranças, é legal degustá-los para saber quais são os melhores e piores.

(Divulgação/El Cachafaz)


Dulce de leche
O doce de leite está em praticamente quase todas as receitas argentinas, até nos alfajores. Ele é o ícone dos doces argentinos, além de ser um ingrediente democrático na gastronomia local. Você pode encontrá-lo em qualquer supermercado por um preço bem amigo e até mais barato que uma caixa de Havanna, por exemplo. Dica: La Serenísima Estilo Colonial e Sancor Receta Original são as pedidas. A revista gastronômica argentina Planeta JOY fez um teste e listou as 10 melhores marcas que valem a pena conferir.

(Reprodução/Planeta JOY)


Fernet
Se o seu presenteado adora um drinque, o fernet é a lembrancinha ideal. A mistura da bebida com Coca-Cola também faz parte da tradicional gastronomia argentina. De origem italiana, o fernet ganhou força em Córdoba e se espalhou pelo país. Ideal para tomar com um bom churrasco. Branca é a marca mais clássica e também encontrada em qualquer supermercado. Existem outras mais baratas, mas não são tão recomendáveis. Normalmente, a mulherada não curte muito a bebida no primeiro gole, mas é questão de costume.


(Divulgação/@FernetBrancaARG)


Vinhos
Ainda falando de bebidas, não podíamos esquecer os deliciosos vinhos argentinos. Por lá, eles não são considerados tanto como bebida de luxo e que apenas os mais caros são os melhores. Não tenha medo na hora de escolher, porque a maioria é de boa qualidade. É obvio que quanto mais caro, melhor. Mas é possível encontrar um bom por até $100 pesos argentinos. Na dúvida, a revista Planeta JOY selecionou 6 vinhos que são perfeitos para dar de presente a um estrangeiro.

(Divulgação/Domínio Público)


Chimichurri
Não tem espaço suficiente na mala e pouca grana? Então, saquinhos com os condimentos de chimichurri desidratados solucionam o seu problema. Ideal para dar de lembrancinha aos amigos que adoram se aventurar na cozinha. O molho é tradicional na argentina e não pode faltar em um bom churrasco. Existem várias marcas, mas você pode optar pela Alicante.

(Divulgação/Academia Argentina de Gastronomía)


Mate cocido
Assim como os gaúchos, os argentinos adoram um mate. Quer lembrança melhor para os amantes do chá? Se o seu presenteado não tem a cultura do chimarrão, você pode optar pelo mate cocido, que são os saquinhos já prontos para infusão. Junte os seus amigos em um domingo de tarde para contar como foi sua viagem e receber as lembrancinhas. Enquanto conversam, sirva o mate, bebida que deve ser tomada entre companheiros. Uma típica atividade cultural argentina.

(Divulgação)


Chocolate Marroc
Voltando a falar de doces, um chocolate tradicional e desejado por muitos argentinos é o Marroc. Uma mistura de chocolate e amendoim. Perfeito para aquelas lembrancinhas para o pessoal da firma. Compre uma caixa e dê de presentes esses quadradinhos deliciosos. Você também pode oferecer na sua tarde de mate com os amigos.

(Divulgação/Felfort)

Nenhum comentário :

Postar um comentário