24 de junho de 2014

Êta, São João arretado!

Mesmo com toda a euforia da Copa do Mundo, é impossível esquecer dele. Santo que é santo não deixa seu nome passar batido, principalmente se ele é daqueles bem festeiros. São João chegou e quer fazer bonito para os gringos que vieram para a Copa. Então, para não deixar o santo com raiva (que é pecado!), precisamos respeitar sua vontade, vestindo a camisa xadrez ou o vestido de chita e o chapéu de palha. E como este ano são muitos os possíveis devotos, São João precisa de uma mãozinha com a sua pregação.

Para catequizar os gringos, precisamos levá-los primeiro para dançar forró. As opções são muitas pelo Brasil a fora, mas existem dois lugares que eles não podem deixar de ir: Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Sabemos que as duas cidades disputam há anos a posição de "o maior e melhor São João", por isso é preciso passar pelas duas para não causar ciúmes. São João não quer problemas!

As festas nas duas cidades rolam até o fim do mês, então tem tempo de sobra. Confira a programação nas páginas oficiais de cada uma para este ano e pé na estrada:



Depois de muito rala coxa, é hora de encher o bucho. Os gringos não podem voltar para suas casas sem provar as delícias típicas do São João. Por isso, separamos uma listinha básica para ser apresentada:


Se eles são da Europa, você ainda pode explicar que a nossa festa junina surgiu da "festa joanina", celebração de São João naquele continente. Mas a gente deu uma incrementada depois que o festejo chegou aqui com a colonização portuguesa, dando origem ao nosso arraial com uma festa bem mais divertida com direito a dança, fogueira, simpatias...

Pode ter certeza que, juntando um ou dois devotos, São João ficará eternamente agradecido!

Nenhum comentário :

Postar um comentário