14 de dezembro de 2012

#DoFrevoaoTango: BsAs não é mais a "queridinha" do brasileiro

Mochilera Rafa

Andar por Buenos Aires, muitas vezes, pode levar o visitante a duvidar se, realmente, está na capital argentina. Basta fazer alguns passeios pela rua Florida, pelo Caminito, pelo bairro da Recoleta – principalmente nas proximidades do cemitério – ou San Telmo aos domingos, quando toda a rua Defensa se transforma em uma feira a céu aberto. Por lá, é impossível não se esbarrar com algum brasileiro ou, até mesmo, com argentinos tentando oferecer algo na base do velho “portuñol”.

Sim, é verdade que Buenos Aires se transformou no destino “queridinho” do brasileiro na América Latina nos últimos anos. Entretanto, esse cenário está mudando. Particularmente, percebi isso durante minha estadia este ano na capital portenha. Cheguei em fevereiro e, por onde andava pela cidade, encontrava brasileiros passando e parando de loja em loja atrás de produtos de bons preços.

Atualmente, não encontro tantos assim e, se chegam a conversar algo comigo, comentam que a cidade não está mais como antes ou que não era bem o que contaram para eles. Logo percebi que algo estava errado, então resolvi investigar nas fontes oficiais. Dito e feito!

Segundo estatísticas do Observatório Turístico da Cidade de Buenos Aires, a quantidade de turistas brasileiros que desembarcam na capital portenha vem apresentando números negativos há pouco mais de um ano. É sobre esse assunto que quero conversar com vocês, tentando explicar, de alguma forma e sem muito economês, o que está passando com o principal mercado turístico de Buenos Aires: o brasileiro.


- Brasil: principal mercado, mas também a maior queda
- Um passado em que o turismo era sinônimo de compras
- Brasileiro troca BsAs por Miami e foge da inflação argentina
- Mesmo cara, BsAs ainda encanta o brasileiro



Crédito: Sitio oficial de turismo. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires
Buenos Aires: brasileiro já não visita mais a cidade como antes

*A publicação deste post especial teve o objetivo de ser a avaliação final da disciplina Redación Periodística para Medios Digitales, do curso de pós-graduação de Periodismo Digital, na Universidad Abierta Interamericana (UAI).

Nenhum comentário :

Postar um comentário