17 de outubro de 2012

Canadá: Impostos locais podem deixar a viagem mais cara

Nem adianta tentar negar. Sempre que viajamos, o dinheiro acaba sendo uma das maiores preocupações. Tentamos até relaxar e não pensar muito nisso, mas acabamos fazendo umas contas malucas e umas promessas estranhas. Pode até ser bom para os exportadores, mas para nós, meros turistas, o preço alto do dólar canadense não é legal. A moeda costumava ser ligeiramente mais barata do que o dólar americano, mas não é mais bem assim. As duas estão bem empatadinhas, então o que você gastar em dólares canadenses vai custar mais ou menos o dobro do valor em reais.

(Internet)


O Canadá tem ainda uma característica única. O preço que a gente vê em anúncios, gôndolas e produtos é o valor antes do imposto sobre vendas e serviços. O percentual do imposto varia de província para província, entre 5% (em Alberta e Yukon) e 15,5% (em Prince Edward Island). Em Vancouver, British Columbia, a taxa é de 12%, e temos que saber isso para evitar sustos no caixa, até porque pesa no bolso. 

Aliás, essa história dos impostos no Canadá é cheia de detalhes difíceis de compreender, e nem vale muito a pena decorar tudo para quem está só de passagem. Basta ficar avisado que o preço final que você vai pagar sempre será alguns dólares a mais do que o valor do produto.

(exchange.ariba.com)
Impostos sobre vendas ou serviços variam de acordo com a província

Até onde sabemos, existia uma forma dos turistas pedirem reembolso desses impostos sobre alguns produtos no aeroporto, no momento da volta. Pelo jeito, parece que esse benefício não existe mais desde 2007. O que existe é um incentivo para que os turistas viagem ao país em conferências e através de agências de viagens para receber o reembolso dos impostos pagos pela hospedagem e alguns produtos. Não sabemos ao certo se vale muito a pena o transtorno, mas quem quiser mais informações pode dar uma olhada no site oficial do Governo do Canadá.

15% pelo serviço
Além disso, no Brasil, é comum a conta do restaurante vir com os famosos 10% pelo bom serviço. No Canadá, a gorjeta normalmente é de 15% e não vem na conta, mas lembre sempre de pagar (a não ser que o serviço tenha sido péssimo, claro), para não pagar mico e nem sair de turista mão de vaca. Por sinal, a gorjeta não é só para garçons, mas para todo tipo de serviço. Taxistas, carregadores de malas, cabeleireiros e manicures vão esperar um extra além da conta.

Apesar desses custos extras, o Canadá continua sendo um bom lugar para fazer compras. Você pode encontrar roupas mais em conta e eletrônicos a preços menos absurdos, por exemplo. Basta ter cuidado para não exagerar e acabar pagando uma fortuna em excesso de bagagem e impostos na alfândega na volta ao Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário