23 de agosto de 2012

Bar do Mineiro: Um dos botecos mais tradicionais do Rio de Janeiro

Toda mochileira que tem o Rio de Janeiro como destino não pode deixar de acrescentar no roteiro as paradas obrigatórias: Pão de Açúcar, Corcovado, Lagoa, Jardim Botânico, Copacabana... No entanto, tem um lugar na cidade maravilhosa que também não pode faltar: o Bar do Mineiro. Para algumas, talvez não seja novidade. Mas tem gente que não lembra de passar por esse tradicional barzinho ou nem mesmo sabe de sua existência.

(Alexandre Macieira/Riotur)
bar do mineiro rio de janeiro botecos
Localizado no pitoresco bairro de Santa Teresa, o lugar é um daqueles botecos no estilo antigo, com paredes de azulejos, mesinhas conjugadas e apertadas de madeira, cartazes de atividades culturais do bairro, fotos e reportagens antigas expostas em quadros e um grande balcão. 

Andando pela charmosa rua (ou ladeira) Paschoal Carlos Magno, principal do bairro, perceberá logo onde fica o bar. Basta procurar um grande aglomerado de gente dos dois lados da rua, bebendo uma cervejinha em pé, sentado na calçada, conversando... Pronto, você chegou!

O Bar do Mineiro é tão famoso e adorado que conseguir umas de suas poucas mesas é um exercício de paciência. Lá, os clientes não esperam em uma fila, pois os garçons também atendem mesmo sem mesa. Então, você pode consumir no balcão, observar o movimento tomando uma cerveja gelada e provando alguns petiscos até chegar a sua hora de sentar.

(Imagens: Alexandre Macieira/Riotur)
bar do mineiro rio de janeiro botecos
bar do mineiro rio de janeiro botecos

Mas por que tanta gente? Por ser um dos poucos bares tradicionalmente cariocas a preservar esse modelo de boteco, ser informal e agradável, ter muita gente bonita, clima de paquera, estar em um dos lugares mais agradáveis do Rio de Janeiro e, principalmente, pela gastronomia

É possível provar uma feijoada de comer rezando (tem até uma versão light!), petiscos suculentos, como pastéis de feijão, bolinhos de bacalhau, linguiça acebolada... Destacamos também o tutu à mineira e a deliciosa carne de charque frita com abóbora e couve

A cerveja é sempre super gelada, o atendimento é rápido (quando você já conseguiu sentar) e a casa ainda tem mais de 20 tipos de cachaças.

Bar do Mineiro
Rua Paschoal Carlos Magno 99 – Santa Teresa
De terça a sábado, das 11h às 2h; domingo, das 11h à meia-noite


*Por Sabrina Medeiros, jornalista. Mochileira Convidada do Recife (PE).

Nenhum comentário :

Postar um comentário