24 de novembro de 2011

Rafaela: Meu nome, "minha" cidade

Mochilera Rafa

Alguém ai já teve a oportunidade de se deparar com uma cidade e, de quebra, um time de futebol com o seu nome? Rá, eu já! Há alguns dias, fui pega de surpresa pelo Twitter do jornal argentino @lanacioncom, que postou um tweet sobre o resultado da partida entre o conhecidíssimo Boca Juniors e o Atlético de RAFAELA. Oi? Na hora, parei tudo o que estava fazendo e fui ler a tal notícia. Logo me perguntei: “Como assim tem um time de futebol na Argentina que leva o meu nome?”. Curiosa, logo depois, acabei descobrindo que Rafaela (falar isso é muito estranho para minha pessoa!) é uma cidade, minha gente!! A Municipalidad de Rafaela, na Província de Santa Fé, existe MESMO. A “minha” cidade fica meio que ao Norte de Buenos Aires, a uma distância de uns 530 quilômetros. 



(Crédito: Municipalidad de Rafaela)
Hum... Rafaela me parece bem interessante. O que vocês acharam dela?

Com mais de 95 mil habitantes, Rafaela é dividida em 37 bairros e um micro centro. Por uma rápida pesquisa, descobri que a cidade tem descendência de agricultores vindos do norte da Itália, suíços-alemães, além de indígenas, antes da colonização. É a terceira cidade mais povoada e em importância da província. Ah, o seu nome foi dado pelo fundador, Guillermo Lehmann, em homenagem a Rafaela Rodríguez de Egusquiza, que foi esposa do seu amigo e colaborador Félix Egusquiza. Hum... não querendo me passar de “mente poluída”, nem levantar certas suspeitas, estranho isso, não?!? Bom, independendo do motivo, essa tal Rafaela deve ter sido A mulher... (modesta!).


(Créditos: Municipalidad de Rafaela)

Onde será que fica este parque? Rá, futuramente, descobrirei 
Adorei esse clima meio que domingo de tarde


A economia da La Perla del Oeste, como é conhecida popularmente, hoje, é movida com indústrias têxtil, metalúrgica, de madeira e alimentação. Também é um importante centro de bacia leiteira. Lá, o clima é temperado pampeano, com as estações pouco definidas. A temperatura chega a mínima de 5°C e máxima de 31°C. Ui, chega deu um frio na espinha essa diferença climática! Já o Atlético de Rafaela faz parte da primeira divisão do futebol argentino, ficando atrás só do Boca e Racing. O seu estádio se chama Monumental. Bom, como não sou muito fã de futebol (mal sei do andamento dos campeonatos pernambucano e brasileiro!), foi o que descobri do Atlético de Rafaela. Se alguém souber de mais algo, diz ai!



(Créditos: Atlético de Rafaela)
Olha só o escudo do "meu" time, que bonito! 
Olha só, como o a torcida bomba! Lindo ver meu nome ali, estampado bem grandão!

Partida do Rafaela com o Boca. Salvo engano, "perdemos"!

Ah, mas não se preocupem. Futuramente, saberão detalhes in loco dessa “minha” cidade. Quer dizer, não só dela, mas da Argentina. Fiquem espertos, que logo-logo, vocês vão saber o motivo. =)

Serviço:
www.rafaela.gov.ar
www.atleticorafaela.com.ar

Nenhum comentário :

Postar um comentário