2 de junho de 2011

#Ficaadica

Fernando de Noronha, PE/Brasil – Passeio interessante é o que não falta nesse arquipélago. Mas, tem um que muita não conhece ou esquece de ir: “a hora do lanche” dos tubarões. As pousadas não avisam muito, mas é algo bem interessante de ver. E o melhor, de graça! Quando estive lá descobri por acaso, vendo o aglomerado de pessoas olhando para o mar.

O “lanche” acontece por volta das 17h, ao lado direito do porto de Noronha, em frente a uma casinha de pescadores. Os barcos chegam com a pescaria do dia e começam a tratar os peixes, separando partes que não aproveitam para consumo. Ali, o cheiro já começa a atrair grandes pássaros (que descem para comer na sua mão) e também já é possível notar uma movimentação diferente no mar. Os pescadores pedem silêncio para começar o que mais parece um ritual e, mais ou menos às 17h30, eles começam a entrar no mar para jogar “as guloseimas”. É aí que você vê como os bichões estão pertinho!! Os grandes tubarões aparecem rapidamente e quase saem da água para pegar a comida, como cachorros adestrados. Fantástico!

Arraias gigantes também chegam e, quando as ondas quebram, é possível ver o tamanho delas e também a quantidade de animais que estão ali esperando os peixes. Se quiser, você pode pedir para jogar também. é Só é bem difícil conseguir fotografá-los, devido a luz baixa e a água turva. Mas vale muito a pena viver esta experiência. Não deixe de ir! Encontrei até uns vídeos na internet. Olha esse aí: http://ow.ly/58B7w

(Crédito: trilhamundo.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário