20 de abril de 2011

A Páscoa e suas diferentes comemorações

Mochilera Sabrina

É interesse ver como são comemoradas as épocas festivas em todo o mundo, de formas bem diferentes. Não precisa nem sair do Brasil pra perceber formatos bem distintos. Aqui, no Recife, (NE do Brasil), comemos toneladas de chocolates, peixes e outras delícias, a maior parte dos amigos migra para Pipa (RN), Gravatá e outras cidades do interior pernambucano, na TV aberta só passa filmes bíblicos e o ponto alto são as várias opções da encenação da Paixão de Cristo (tem a do Recife, Arcoverde, Moreno, etc, mas a famosíssima é a super produção de Nova Jerusalém, na cidade de Brejo da Madre de Deus).

Já no Sul do País, a cidade de Gramado (RS) se enche de coelhinhos e ovos gigantes e coloridos, além da grande oferta de chocolate que já existe na cidade aumenta ainda mais, produzindo lindos e deliciosos ovos de Páscoa de todos os sabores. Já passei uma Páscoa em Gramado, no ano de 2002 (faz tempooo), e me senti dentro de um livro de histórias infantis. Cada banquinho da praça, cada cantinho da cidade é possível encontrar coelhos do nosso tamanho, confeccionados muitas vezes de pano, que fazem você virar criança novamente e querer tirar foto com cada um daqueles personagens encantados que encontra pelo caminho.


Uma das rotas de entrada para a cidade de Gramado

Visitar as fábricas de chocolate aguçam ainda mais a fantasia e te transportam para cenas do famoso filme infantil (A Famosa Fábrica de Chocolate). Há também paradas com desfiles de coelhindos e personagens encantados, bem no formato Disney. Acredito que assim, em cima da hora, a cidade não deve ter mais vagas. Porém, vale a pena se programar para ir no próximo ano. É um ótimo passeio para ir, inclusive, com os pequenos.


Coelhos divulgam produtos das fábricas de chocolates
Os lindos bichinhos ficam espalhados por Gramado 


Em Minas Gerais, a festa é mais tradicional e se celebra realmente o sentido da Páscoa, relembrando a morte e ressurreição de Jesus. Na Semana Santa, as ladeiras da cidade histórica de Ouro Preto recebem lindos e criativos tapetes com flores e serragem colorida, que formam mensagens de paz e prosperidade. Os “tapetes” – que são verdadeiras obras de arte – são montados pelos moradores na madrugada do sábado para o domingo, para o deslumbre dos turistas que se encantam com os grandes desenhos.

                                                                             Crédito: viracopos.com.br
Os tapetes feitos pelos moradores de Ouro Preto

Fora o Brasil, a Espanha se destaca nesta época. Lembro que quando estive em Sevilla (na região de Andaluzia) me falaram que a Páscoa lá é a festa mais bonita de se ver. A cidade fica toda perfumada com incensos e velas e recebe procissões que começam no Domingo de Ramos e seguem até o Domingo de Páscoa. Confrarias enfeitam os andores de Cristo e da Virgem Maria, que são levados em desfile pela cidade até a Catedral, embalados por uma música melancólica e acompanhados por muitos penitentes, alguns vestidos com capuz. Não tive a oportunidade de passar a data lá, então, peço que minha amiga Jaqueline (que vive em Sevilla há anos) me conserte se eu estiver falando besteira e nos dê mais informação da data.


Crédito: enalgunlugardeljarama.wordpress.com
Desfile de Páscoa pelas ruas de Sevilla, no Sul da Espanha

 Mas e no resto do mundo? Será que tem alguma celebração? Dei uma pesquisada e olha o que achei:

Bélgica e França: Os sinos não são tocados entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa por causa de uma lenda que diz que eles voam até Roma e quando voltam deixam cair ovos para todos. As crianças belgas produzem ninhos de palha, na esperança de que o coelho deixe muitos ovos.

Bulgária: Após a missa da Quinta-feira Santa, pintam-se ovos cozidos e fazem-se pães pascais, os "kolache" ou "kozunak". Os pães e os ovos são abençoados. Cada um da família pega um ovo e bate nos ovos dos outros; aquele que ficar com o ovo inteiro terá sorte durante o ano.

China: No mesmo período da Páscoa, os chineses comemoram o "Ching Ming", quando visitam os túmulos dos ancestrais e deixam oferendas para eles, como forma de satisfazê-los em relação aos seus descendentes.

Estados Unidos: escondem ovos cozidos, decorados com tintas, pela casa, para que seus filhos os encontrem. Algumas cidades fazem a "caça aos ovos" em praça pública.

Espanha: Algumas cidades se reúnem no Sábado de Aleluia para malhar ou queimar o boneco que representa Judas. Apesar deste apóstolo ter traído Jesus, a igreja é contra o ritual.

Índia: Os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.

Rússia: A tradição dos ovos coloridos também é forte na Rússia. Mas lá, ao dar o ovo para outra pessoa, se diz "Kkristos Vosgrés" (Cristo ressuscitou). Já quem recebe o presente deve responder "Voistinu Vosgres" (Ressuscitou realmente).

Suécia: As crianças fantasiam-se de bruxas, na Quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa, e visitam seus vizinhos. Deixam cartões decorados para conseguirem doces ou dinheiro, como fazem os americanos no Halloween.
(Fonte: Portal Abril.com)

E você? Já viveu alguma dessas experiências ou conhece outro lugar que celebre a Semana Santa? Comenta!
Feliz Páscoa a todos! Boa viagem à Mochilera Rafa e voltamos depois do feriadão cheias de novidades!

Beijos!

2 comentários :

  1. Sabrina, acabo de ver! Ótimo!! Falou nao, agora tem muito mais coisas, a semana santa daqui é considerada de interesse turístico internacional, os hotéis estao lotados e a cidade lotada de turistas, apesar da chuva! bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar umas fotos da páscoa aqui em Alicante. Procissões!!

    ResponderExcluir